Continua após o anúncio
A Vale, gigante brasileira de mineração, está considerando uma cisão ou oferta pública inicial (IPO) de sua unidade de metais básicos, após a venda de uma participação minoritária de 10%, de acordo com informações divulgadas pela Bloomberg News. A empresa espera receber as propostas finais até meados de abril. Assim que a transação for concluída, a Vale provavelmente listará a unidade ou a desmembrará em 2024, segundo fontes familiarizadas com o assunto.
A Vale tem tentado destravar o valor de suas minas de cobre e níquel no Canadá, Brasil e Indonésia por anos, e agora está apostando na demanda por metais para baterias, que deve crescer à medida que o mundo se afasta dos combustíveis fósseis. A empresa já é fornecedora direta da Tesla, GM e Ford, e agora está em negociações para vender uma participação de 10% na unidade de metais básicos para a General Motors, Mitsui e o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita.
A Vale abordou Mark Cutifani, ex-CEO da Anglo American, para se tornar presidente do negócio de metais básicos. Cutifani, que deixou a Anglo no ano passado após quase uma década no cargo, liderou a mineradora em um dos períodos mais tumultuados em seus mais de 100 anos de história. Estava à beira do colapso em 2015 devido aos altos níveis de dívida e ao colapso dos preços das commodities. Ele então supervisionou uma recuperação dramática à medida que os preços de muitos dos produtos da companhia subiram para um recorde e posicionou a Anglo para o crescimento. Cutifani administrou anteriormente as operações da Vale em Sudbury quando era COO da Inco, a mineradora canadense adquirida pela Vale.
Não há garantia de que Cutifani receberá ou aceitará o emprego, nem de que a listagem ou spin-off vá adiante. No entanto, a venda da participação de 10% e a possível cisão ou IPO da unidade de metais básicos da Vale podem ser um sinal de uma nova estratégia da empresa para diversificar suas operações e se posicionar para o crescimento em um mercado cada vez mais competitivo.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.