Continua após o anúncio
A Ômega Energia (MEGA3) espera que as fusões e aquisições na indústria de energias renováveis brasileira ganhem ritmo em 2023. De acordo com Antonio Bastos, CEO da maior empresa de energia eólica e solar brasileira, há pelo menos oito acordos de energia renovável em oferta, sendo que a Brookfield Asset Management é um dos potenciais vendedores que já considera se desfazer de alguns de seus ativos de energia no país. A eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabou com a incerteza eleitoral e facilita o fechamento de negócios, disse Bastos.
Portanto, a Omega está “sempre olhando tudo” e a expectativa é que haja uma guinada nos acordos em relação ao último ano, que registrou queda de 89% na comparação anual, segundo dados compilados pela Bloomberg. O rápido crescimento da energia renovável no Brasil pode levar muitas operadoras a venderem alguns de seus parques eólicos e solares para levantar dinheiro para outros projetos ou pagar dívidas, sendo que a compra de ativos existentes pode ser mais atraente do que começar do zero, especialmente para os novatos. Entretanto, há obstáculos para fechar negócios, como as altas taxas de juros no Brasil, que podem dificultar a captação de fundos e obrigar vendedores a reduzir preços.
Ainda assim, Bastos ressaltou que a indústria de energia eólica e solar no país tem muito espaço para crescer, especialmente com a construção de linhas de transmissão que podem abrir seções eólicas que atualmente não são exploradas no país. A indústria eólica offshore também está prestes a decolar assim que a regulação for finalizada, destacou Bastos.
Sobre a Omega Energia
A Omega Energia é uma empresa brasileira de energia renovável que atua no mercado desde 2008. Com uma visão sustentável e inovadora, a empresa tem como objetivo principal promover a transição energética do país para fontes limpas e renováveis. A Omega Energia é uma das líderes do mercado brasileiro de energia renovável e atualmente possui um portfólio de mais de 2.2 GW em projetos de geração de energia renovável, incluindo usinas eólicas, solares e hidrelétricas. Além disso, a empresa também é pioneira no desenvolvimento de soluções de armazenamento de energia e em tecnologias de geração distribuída.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.