Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Pesquisa revela que Brasil já supera Estados Unidos no uso de carteiras digitais

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O estudo “De Pandemia para Endemia: Entendendo o próximo estágio no uso de cartões-presente brasileiros”, realizado pela Blackhawk Network Brasil, líder em soluções de pagamento como os gift cards, revelou que os brasileiros já estão à frente dos estadunidenses em alguns usos das chamadas carteiras digitais, utilizadas principalmente em smartphones. A pesquisa, que ouviu cerca de 4 mil pessoas em março de 2022, mostra que 96% dos brasileiros já usaram cartões-presente em carteiras digitais, contra 72% dos americanos.

Os cartões-presente são códigos que podem ser adquiridos nos mais diversos e-commerces, varejos e marketplaces de bancos de todo o país, oferecendo acesso a créditos que podem ser gastos em produtos e serviços de grandes marcas, como Xbox, iFood, Netflix, Uber, entre outras. A Blackhawk Network Brasil foi a pioneira desse mercado no país, há 11 anos, e hoje é a líder do setor. A presença dos cartões-presente nas carteiras digitais se justifica: a pesquisa mostra que 51% dos consumidores usam os gift cards como dinheiro em compras virtuais, enquanto 60% defendem que é uma maneira mais rápida, fácil e segura de pagar por coisas.

Os dados sobre carteiras digitais revelam uma tendência trazida pela pandemia e que deve permanecer mesmo após a retomada total da economia. Em 2020, no auge das restrições sanitárias, outra pesquisa da Blackhawk Network Brasil já mostrava o Brasil à frente dos EUA nessa modalidade de pagamento, ainda que a adesão fosse bem menor: 62% dos brasileiros usaram uma carteira digital naquele ano, contra 43% dos americanos.

“A guinada para o digital chegou por conta da pandemia, mas não é passageira”, explica Fernanda Carbonari, Managing Director da Blackhawk Network Brasil. “Hoje, as atividades presenciais já retornaram, mas nossa pesquisa mostra que 55% dos brasileiros preferem fazer compras por métodos híbridos ou totalmente digitais. Entre a geração Z, o número chega a 64%”, completa.

Dados sobre a venda de gift cards confirmam ainda mais essa tendência. Em 2019, os cartões-presente digitais, comprados em grandes e-commerces e marketplaces de bancos, respondiam por 20% das vendas da Blackhawk Network Brasil. Hoje, esse valor já subiu para 59%. Aqui, novamente, o Brasil se destaca: em toda a América, o país é onde os gift cards digitais mais fazem sucesso. No segundo lugar, os EUA, eles correspondem a apenas 26% das vendas.

Além de atenderem a uma demanda crescente no digital, os cartões-presente têm ajudado consumidores a lidarem com problemas da cadeia de suprimentos do varejo físico. A pesquisa mostra que 85% já tiveram que encontrar um presente alternativo por conta de itens fora de estoque. Nesses casos, 44% afirmam que optaram por gift cards.

Leia mais  O Cenário macroeconômico de 2022 e perspectivas para 2023

O futuro do consumo: geração Z

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

As novas tendências são vantajosas para muitos setores e soluções de pagamento, mas o cartão-presente é um destaque.

“Olhar para o mercado do futuro é olhar para os hábitos da geração Z. Em nossa pesquisa, observamos que eles gostam mais de gift cards do que qualquer outra faixa etária: quase 80% demandam cartões-presente, sejam físicos ou digitais”, revela Fernanda Carbonari.

Mas não é só isso. O cartão-presente é uma das soluções de pagamento mais eficientes para aumentar o ticket médio desses jovens. “Sabemos que o gift card gera aumento dos gastos em todas as gerações. Com um cartão de R$ 50, por exemplo, o cliente chega a gastar R$ 198 a mais na hora de resgatar os créditos”, conta Fernanda. “Mas esse efeito é mais forte entre a geração Z. A disposição para gastar mais do que o valor do cartão-presente chega a ser 10% maior entre os mais jovens”, completa.

Leia mais  Comércio paulista registra queda 35% na geração de empregos

Fernanda explica que esse dado é importante pois a lealdade a marcas é bem mais fraca entre esses jovens. Apenas 37% se sentem incentivados a comprar mais em uma marca que oferece recompensas por fidelidade, contra quase 50% entre outras gerações. Assim, é mais difícil garantir que a geração Z compre mais com determinada marca.

“Para as empresas, a mensagem que esses dados passam é a de que é preciso investir em omnicanalidade, com presença em varejos híbridos e digitais. Além disso, é preciso se aproveitar de soluções que atraiam novos clientes e aumentem as vendas, como o cartão-presente. Para o futuro, não podemos contar apenas com a fidelidade do consumidor”, analisa a Managing Director da Blackhawk Network Brasil.


Leia mais  Diretores financeiros rebaixam previsão de crescimento econômico dos Estados Unidos
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa sobe impulsionado por volatilidade nos mercados globais

Rodrigo Mahbub Santana

Entrada de US$ 303 mi em ETFs de Bitcoin: Fidelity e Grayscale lideram impulso

Rodrigo Mahbub Santana

BEEF3: Ações da Minerva disparam na Bolsa

Márcia Alves

Brasil terá maior imposto de importação do mundo, diz Aliexpress

Márcia Alves

Ações da Petrobras despencam após demissão de Prates

Rodrigo Mahbub Santana

GPS Participações adquire 100% do Grupo GRSA

Márcia Alves

Deixe seu comentário