Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Petrobras agora está livre para continuar desinvestimentos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Após a Petrobras (PETR4) anunciar o processo vinculante pertinente à venda da subsidiária integral Petrobras Biocombustíveis (PBIO), outra notícia relacionada ao desinvestimento da estatal surge.

Acontece que o Congresso Nacional impedia a venda de refinarias, alegando que este poderia ser um processo danoso aos bens da União.

 “Zelar pelos bens pertencentes da União, e a disponibilidade destes, é atribuição do Congresso, sendo obrigatória sua participação para sustar atos que exorbitem o poder regulamentado pelo Executivo”

Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal

Basicamente, o processo de desinvestimento não somente trata da venda de todas as ações da Petrobras na PBIO, mas também inclui as três usinas de biodiesel

Até então, o Congresso apresenta posicionamento contrário à medida proposta, pois julga haver interesses adversos por trás das vendas.

Curiosamente, o primeiro opositor foi o ministro Alexandre de Moraes, dizendo que a venda é uma “legítima opção gerencial do controlador acionário da Petrobras”.

Leia mais  Desmentiu: Petrobras confirma que não realizou venda para a Yara Fertilizantes

Anteriormente à decisão do STF, a Petrobras defendeu a necessidade de venda das oito refinarias, uma vez que o plano está inserido no processo de desaceleração de investimentos e que esse molde “é o que mais agrega valor ao ativo, sendo o meio mais eficiente.”

A estatal inclusive argumentou, por meio de seu representante, frisando ser a “petroleira mais endividada no mundo”, e que, portanto, medidas precisariam ser tomadas.

Resolução

Por fim, com  seis votos a quatro, os ministros do STF decidiram nesta quinta-feira (01) liberar a venda das refinarias.

O argumento dos ministros favoráveis diz que o plenário do STF compreende não haver ilegalidade na criação de subsidiárias para privatização sem aval do Congresso Nacional ou procedimento licitatório. 

Votaram a favor da operação de desinvestimento, os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Dias Toffoli; Os votos contrários partiram do relator do processo, Edson Fachin,  da ministra Rosa Weber, e dos ministros Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello.

Leia mais  Petrobras (PETR4) recebe pela venda da participação na BS-M-8

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Ibovespa em seu menor nível no ano: confira os destaques do mercado nesta quinta-feira
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Carta de Milei é insuficiente para diálogo com Lula

Rodrigo Mahbub Santana

Democracia está morrendo no Brasil, diz Wall Street Journal

Rodrigo Mahbub Santana

Congresso e Governo avaliam taxar importações até US$ 50

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa cai pelo sexto dia consecutivo

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras é um transatlântico à deriva, diz Estadão

Paola Rocha Schwartz

Petrobras: Gasolina com maior defasagem do ano chega a 21%

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário