Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

PIB da Construção Civil cresce 9,5% no primeiro semestre de 2022

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta quinta-feira os dados do Produto Interno Bruto. Os resultados apontam que o PIB da Construção Civil cresceu 9,5% no primeiro semestre de 2022, em relação a igual período do ano passado, enquanto o País cresceu 2,5% no intervalo. Na avaliação do 2° trimestre, o PIB do setor teve alta de 2,7% sobre o trimestre anterior, enquanto o crescimento da economia nacional foi de 1,2% no período. Na comparação do segundo trimestre deste ano, com igual período de 2021, o crescimento foi de 9,9% na construção, enquanto o País, nesta base de comparação, cresceu 3,2%.

De acordo com o presidente da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Luiz França, o PIB da construção está ajudando a puxar a alta do PIB brasileiro.

“O resultado mostra que o setor da construção mais uma vez teve papel decisivo do setor no processo de recuperação econômica do país. Os números também sinalizam que o nível de atividades do segmento continua se expandindo, o que também está refletindo no mercado de trabalho da construção civil, que apontou o melhor desempenho de julho ao registrar crescimento de 9,38%, conforme dados divulgados pelo Caged nesta semana”, afirma o executivo.

“A construção civil tem a particularidade de ser um setor que puxa fortemente o PIB brasileiro para cima e emprega muito. Isso contribui para que o desemprego no Brasil continue caindo”, finaliza Luiz França.

O índice de desemprego que chegou a 14,8%, em 2021, caiu para 9,1% em julho deste ano, considerando que a construção civil foi a responsável pela geração de 15% dos empregos formais em 2022.

Leia mais  PIB do Brasil cresce 0,8% e IBOV fecha em queda: confira o resumo dia

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Recessão na Argentina: economia cai, mas sinais de recuperação surgem

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa cai com incertezas fiscais e impactos da China

Rodrigo Mahbub Santana

Rombo nos cofres públicos chega a R$105,2 bi em nove meses, diz Tesouro

Rodrigo Mahbub Santana

Próximo presidente dos EUA herdará déficit fiscal alarmante

Rodrigo Mahbub Santana

Risco fiscal faz taxas do Tesouro dispararem

Rodrigo Mahbub Santana

Investimento em infraestrutura no Brasil está no pior patamar desde 2013

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário