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A projeção de crescimento do comércio eletrônico é de 42%, de 2021 a 2025
A tecnologia deixou de ser um aparato exclusivo e se tornou essencial para suprir as necessidades de todas as pessoas. Hoje, o mundo se conecta através das funcionalidades da tecnologia, e para as empresas não é diferente, já que para manter a sua marca em total visibilidade e receber mais credibilidade, ela precisa estar antenada com a demanda do mercado e da globalização. De acordo com a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento (a iniciativa reuniu Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B).
Os processos tecnológicos se desenvolvem com o passar do tempo e de forma contínua, transformando o contexto da informação e da digitalização nos ambientes sociais e de trabalho. Com o retorno da fase de normalidade com o pós-pandemia, muitas empresas voltaram com o serviço presencial, mas sem deixar de lado o formato de trabalho remoto, que permite ao funcionário prestar serviço de casa, flexibilizando ao cliente a jornada de compra através de aplicativos e/ou redes sociais.
Com a pandemia, as vendas pela internet cresceram 27% e atingiram R $161 bilhões em 2021, de acordo com levantamento de Neotrust (empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro).
É com base nesses dados, que muitas empresas estão buscando ferramentas para investir mais na marca para alcançar em um período curto de tempo o maior número de pessoas para se interessarem pelo serviço e/ou produto. O Marketing Digital tem sido um grande aliado para empresas que pretendem captar novos leads e propagar novas campanhas sobre um determinado assunto, com o objetivo de transmitir a mensagem exata ao público alvo.
Atualmente, o mundo está conectado na internet, seja em uma rede social para interagir ou para ter mais informações sobre um determinado conteúdo. Segundo um estudo Digital 2022: Global Overview Report (relatório de mapeamento dos internautas), mostrou que o número de usuários que acessam as redes sociais regularmente no mundo se aproximou da marca de 5 bilhões de pessoas em janeiro, o que representa cerca de 63% da população mundial.
E com tantas redes sociais disponíveis, a novidade agora é o retorno do Orkut, que poderá trazer novas funcionalidades tanto para pessoas físicas, quanto jurídicas, sendo mais uma plataforma para divulgar uma marca. Além disso, não somente o Orkut está sendo o assunto do momento, como também o e-commerce, que está facilitando os negócios de muitas empresas e a vida de muitos consumidores..
A expectativa é de crescimento do comércio eletrônico entre os brasileiros para os próximos anos. De acordo com a pesquisa Future of Retail (estudo do Futuro do Varejo), feita pela Euromonitor International e o Google, a projeção de crescimento é de 42%, de 2021 a 2025. O levantamento também aponta que 25% dos novos consumidores são da geração Z, nascidos entre 1995 e 2010.
“Sabemos o quanto as redes sociais influenciam a percepção de um cliente para com uma marca. Não basta apenas divulgá-la, mas ter um plano de ação bem estratégico para criar ações de marketing de acordo com um estudo e dados sólidos. A tendência do Marketing Digital para este ano de 2022 é saber explorar da melhor forma possível todos os recursos, tanto de endomarketing, de performances e do e-commerce”
Ressaltou Erivam Bandini, Sócio Diretor da Box Ideias, agência de Marketing e Tecnologia.
Ao complementar, Erivam cita quais as principais tendências do Marketing Digital para explorar ainda em 2022:
1º Aparelhos celulares: Os internautas estão logados em um móbile, e as empresas precisam estar cada vez mais presentes nesse nicho virtual. Em relatório anual Global Mobile Marketing Report 2020, da Newzoo, apontou que o Brasil se encontra em 5º lugar no ranking de país com maior número de usuários de smartphones.
2º Social Media e relação humanizada: Não basta apenas oferecer um feed agradável e com uma cartela de cores incrível e atraente, é preciso que a empresa estabeleça um vínculo interativo com o cliente, priorizando um bom relacionamento.
3º Podcast: A informação quanto mais prática for transmitida a algum público, mais rápida a absorção pelo mesmo. Algumas pessoas memorizam uma mensagem através da audição.
4º E-commerce: Manter a praticidade ao cliente durante o processo de compra é ideal para fidelizar a relação e contribuir para o sucesso da marca que só tende a atingir novas fronteiras.
“Entre um de nossos serviços de Marketing, a empresa pode contar com as ferramentas do e-commerce VTEX, uma plataforma responsável por toda estrutura necessária para que os lojistas/empresas possam cadastrar seus produtos, integrar meios de pagamento e calcular frete. O que permite que o produto de uma empresa chegue a um cliente em qualquer região do país e até mesmo fora dele”
Explicou Erivam.
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