Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Qual a melhor modalidade de saque FGTS?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Você já ouviu falar do saque aniversário FGTS? E as outras modalidades de receber o dinheiro, você já conhece?

Fizemos este texto para explicar melhor o que é esse fundo e como ele funciona. Assim, você tira as suas dúvidas sobre o assunto e pode aproveitar os seus direitos da forma que for mais proveitosa.

Então continue a leitura e aprenda sobre o FGTS.

O que é o FGTS?

Primeiramente, essa sigla significa Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Esse é um fundo que uma empresa cria para proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa.

Ou seja, a ideia é que um funcionário possa contar com uma quantia quando perder o seu emprego para não passar por problemas financeiros enquanto não encontra outro.

O FGTS é um direito de todo trabalhador que opera em regime CLT ou outros grupos como os funcionários rurais e os trabalhadores domésticos. Na prática, no início de cada mês, a empresa deposita no banco CAIXA um valor correspondente a 8% do salário do funcionário.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Quando ganhamos dinheiro no FGTS?

Como explicado anteriormente, nós ganhamos dinheiro no FGTS quando temos um trabalho formal CLT, porque é uma obrigação da empresa depositar o dinheiro neste fundo.

Leia mais  Liberação de FGTS pode afetar construtoras

Além disso, atletas profissionais, safreiros, trabalhadores temporários, intermitentes e avulsos também fazem parte desse grupo. Ou seja, existem diversas situações em que funcionários ganham FGTS.

Além disso, esse é um dinheiro depositado mensalmente pelo empregador.

Quando se pode sacar o dinheiro do FGTS?

O FGTS é considerado um fundo emergencial. Ou seja, ele existe para ajudar as pessoas quando elas estiverem em situações precárias ou que precisem de uma quantidade grande de dinheiro.

Diante disso, existem algumas situações em que é permitido sacar o dinheiro acumulado no FGTS.

Uma delas é quando você tem aposentadoria concedida pela Previdência Social. Esse é um dos momentos mais conhecidos em que os brasileiros utilizam o FGTS.

Outra opção de saque ocorre quando o trabalhador tem o contrato de trabalho rescindido por parte do empregador, sem justa causa.

Além disso, você também pode usar esse montante se passar por uma extinção normal do contrato de trabalho a termo. Por fim, isso também é permitido quando o trabalhador permanece por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS ou com a conta sem crédito de depósito.

Leia mais  Nubank permite antecipação do Saque-Aniversário do FGTS

Conheça as modalidades

Diante disso, quando você se enquadra em alguns dos casos em que pode sacar o montante, veja as modalidades disponíveis para retirar esse dinheiro do banco.

Saque Aniversário

Essa é uma opção em que, anualmente, o trabalhador pode sacar parte do FGTS exclusivamente no mês do seu aniversário.

Liberação Imediata

Se você estiver há, no mínimo, três anos sem carteira assinada, consegue a liberação imediata do montante.

Outra opção é sacar contas com saldo de até R$80,00 em situações que não tenham ocorrido saques ou depósitos durante um ano.

Cotas PIS a receber

Quem trabalhou com carteira assinada até a data 5/10/1988 deve verificar se tem algum valor a receber no aplicativo do FGTS.

Isso ocorre devido à migração dos recursos do PIS para as contas FGTS dos trabalhadores.

Quitação de financiamento habitacional

Também é permitido sacar o FGTS para quitar um pagamento de até 12 parcelas de financiamento habitacional em atraso. Isso é válido até o final de 2022.

Ou você pode, inclusive, usar o fundo como forma de financiar um novo imóvel, desde que ele cumpra algumas especificações como valer até um milhão e meio de reais, por exemplo.

Saque Digital

O Saque Digital é uma modalidade relativamente nova, em vigência desde 2020. Ele permite que você consulte o valor disponível e solicite o saque da quantia em qualquer banco, apenas mostrando a titularidade.

Leia mais  FGTS Digital: 5 vantagens para contadores e empresas

Isso é possível de forma online e torna o processo bem mais prático e rápido.

Saque Extraordinário

Por fim, existe o Saque Extraordinário. Ele permite que os trabalhadores façam saques de até R$1.000,00.

Porém, o funcionário não pode obter esse dinheiro em qualquer momento. Existe um calendário que é cumprido dependendo da data de nascimento do trabalhador.

De qualquer forma, esse pagamento ocorre entre abril e junho e você pode consultar a data certa em que pode receber o valor dependendo do dia do seu nascimento.

Você conhece o empréstimo Saque-Aniversário?

Agora que você já conhece o Saque-Aniversário, sabia que pode antecipá-lo em forma de empréstimo?

Imagine que você precise daquela verba, mas ainda faltam alguns meses para o seu aniversário. Nesse caso, como proceder?

Bom, você pode pegar um empréstimo usando o seu saldo no FGTS como garantia. Como o banco sabe que você conta com aquele valor e que poderá sacá-lo em alguns meses, ele pode cobrar taxas menores porque acaba tendo menos risco de sofrer inadimplência.

Isso pode acontecer com parcelas de juros a partir de 1,69% mensais. E você consegue antecipar até dez parcelas do valor. Ficou interessado? Conheça melhor o Empréstimo Antecipação Saque-Aniversário FGTS.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Nubank permite antecipação do Saque-Aniversário do FGTS

Rodrigo Mahbub Santana

Saque-Aniversário do FGTS em Abril: como aderir antecipar?

Guia do Investidor

Como declarar saques do FGTS no Imposto de Renda?

Guia do Investidor

FGTS Digital e forma de pagamento

Márcia Alves

FGTS Futuro: o que esperar desse novo programa?

Guia do Investidor

FGTS Futuro 2024: Saiba o que é programa para Minha Casa Minha Vida

Lara Donnola

Deixe seu comentário