Continua após o anúncio
A Kaspersky explorou as tendências de usuários em criptomoedas e descobriu que, a nível global, quase metade (48%) deles temem perder dinheiro por conta de sua, fazendo com que não usem mais moedas digitais de acordo com pesquisa* recente. Além disso, 10% dos entrevistados já perderam dinheiro e, como resultado, pararam de investir. A Kaspersky explica melhor essa tendência e traz recomendações para melhorar a segurança de suas criptomoedas.
Essas preocupações sobre perder dinheiro devido à instabilidade também se estendem àqueles que não possuem criptomoedas, uma vez que 61% dos que não utilizam cripto se recusam a utilizar por conta deste risco. Outras barreiras à adoção incluem a falta de ativos tangíveis que apoiem a cripto (14% dos entrevistados) e o risco de terem dados pessoais revelados durante um ciberataque (6% dos entrevistados). Essas descobertas sugerem que a estabilidade e a segurança são questões-chave para a utilização ampla da criptomoeda. De fato, um a cada oito entrevistados não confia mais em criptomoedas.
No entanto, às percepções de quem utiliza criptomoedas é um pouco mista. Na região Ásia-Pacífico, 41% dos entrevistados disseram que suas expectativas foram superadas, enquanto 35% disseram que não foram atendidas. No entanto, na Europa, onde os arrependimentos sobre o investimento em cripto eram mais comuns, 41% dos entrevistados disseram que suas expectativas só foram atendidas até certo ponto ou não foram. Isso se compara a apenas 26% das pessoas que disseram que suas expectativas foram cumpridas pelas criptomoedas.
“Apesar dos desafios que a indústria de criptomoedas enfrenta atualmente, é importante lembrar que ainda é um espaço relativamente novo e inovador com um tremendo potencial. Como acontece com qualquer tecnologia que chega, haverá contratempos, mas as perspectivas de longo prazo ainda podem ser boas para o universo do cripto. Ao priorizar a segurança, os entusiastas da criptomoeda podem minimizar o risco de perder dinheiro ou informações pessoais e se proteger contra ameaças que dependem deles”, comenta Marc Rivero, pesquisador sênior de segurança da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky.
Para maximizar os benefícios de usar criptomoedas com segurança, os especialistas da Kaspersky também recomendam:
Use senhas fortes e exclusivas: criar senhas fortes e exclusivas para cada uma de suas contas de criptografia pode ajudar a evitar a quebra de senhas e ataques de força bruta;
Evite ataques de phishing: phishing são tentativas para enganar a vítima e fazê-la revelar credenciais de login ou informações pessoais. Desconfie de e-mails ou links suspeitos e sempre verifique novamente o URL antes de inserir suas informações de login;
Não compartilhe suas chaves privadas: nossas chaves privadas desbloqueiam a carteira de criptomoedas. Mantenha-as privadas e nunca as compartilhe com ninguém;
Eduque-se: se informe sobre as mais recentes ciberameaças e as melhores práticas para manter suas criptomoedas seguras. Quanto mais você souber sobre como se proteger, mais bem equipado você estará para evitar ciberataques. Para os negócios, certifique-se de incluir informações sobre segurança de criptomoeda ao escolher o treinamento de conscientização para seus funcionários;
Use soluções de segurança: uma solução de segurança confiável protegerá seus dispositivos de vários tipos de ameaças. O portfólio da Kaspersky impede todas as fraudes de criptomoedas conhecidas e desconhecidas, bem como o uso não autorizado do poder de processamento do seu computador para minerar criptomoedas.
Leia o relatório completo no blog da Kaspersky.
- A Kaspersky encomendou à Arlington Research a realização de pesquisas on-line globais quantitativas com 12 mil pessoas de 16 países, incluindo Áustria, Brasil, Colômbia, França, Alemanha, Índia, Malásia, México, Arábia Saudita, África do Sul, Espanha, Suíça, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.