Continua após o anúncio
Atualmente, a Aeris (AERI3) é uma das maiores produtoras de pás eólicas independentes do mundo. Portanto, a XP iniciou sua cobertura da empresa.
Dessa forma, a XP acredita que a companhia combina fortes fundamentos setoriais, se beneficiando da evolução da energia eólica ao redor do mundo. Além disso, pontua seu sólido posicionamento, as altas barreiras de entrada e sua estrutura verticalizada e planta altamente tecnológica.
Por fim, a corretora afirma que o valuation de Aeris é “atrativo em termos relativos”. De acordo com ela, a empresa negocia a um P/L de 30x em 2021.
“No longo prazo, esperamos que a energia eólica represente ~21% da capacidade energética global, vs. somente 7% hoje (crescimento de ~6% ao ano de 2017 até 2050), impulsionado por (i) tendências de ESG e (ii) um custo de energia mais acessível quando comparado com outras fontes de energia.”
afirmam os analistas da XP.
Além disso, a XP pontua a posição da Aeris, com ~5% do market share global de produção de pás eólicas e ~70% no mercado brasileiro – completamente dominante. Com suas instalações no Nordeste brasileiro – coração da indústria eólica nacional – a companhia se posiciona bem para expandir muito.
O trio de analistas da corretora também “linka” a empresa com o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. De acordo com eles, “as ações de empresas relacionadas ao setor eólico tiveram performance acima dos índices globais” após a vitória de Biden.
Valuation de Aeris
Embora um P/L de 30x possa parecer alto demais, a XP pontua que está 26% abaixo do P/L da TPI – concorrente mais comparável.
“Finalmente, apesar de ainda vermos espaço para uma readequação de múltiplos, nosso preço-alvo implica em um P/L de 2021 de 26x, abaixo do nível atual, e mais compensado pelo forte crescimento esperado de lucro, suportando o potencial que vemos para valorização da ação.”
afirmam os analistas.
Assim sendo, a XP pôs recomendação de compra para a Aeris (AERI3), com preço-alvo para o final de 2021 em R$ 15.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.