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Durante um evento do BTG, o CFO da Lojas Renner (LREN3), Daniel Martins, expressou sua preocupação com a concorrência desleal das empresas chinesas como a Shein. Para ele, o Brasil não precisa mudar a lei, apenas aplicá-la. Ele afirmou que há players estrangeiros que praticam a lei, enquanto outros não o fazem por falta de governança e princípios. Contudo, o tema está ganhando destaque e a expectativa é que a tributação seja equacionada ainda este ano.
O CFO destacou que a Receita Federal publicou uma Instrução Normativa que obriga as transportadoras, como os Correios, a compartilhar informações com a Receita sobre as mercadorias que chegam de remessas internacionais. Com essas informações, a Receita poderá cobrar os impostos devidos, o que representa um importante primeiro passo para solucionar a dificuldade da Receita em fiscalizar milhões de pacotes que chegam todos os dias.
O tema não interessa apenas aos players do varejo, mas também ao governo, devido ao desafio fiscal e ao tamanho dessas empresas, como a Shein, a AliExpress e a Shoppe. Para o CFO, seria uma grande frustração se nada acontecesse este ano, pois algo estaria muito errado.
Sobre o impacto da Shein na precificação e margem bruta da Renner, Daniel afirmou que a concorrente não gerará uma mudança estrutural no preço e margem do setor. Ele ressaltou que o mercado de moda é muito fragmentado e que a Renner continuará operando com sua estratégia de conteúdo de moda, produto e experiência.
Daniel também mencionou o caso da Forever 21, que entrou no Brasil gerando grande frisson com sua oferta de preços baixos, mas que precisou equacionar o preço com o tempo e acabou desaparecendo. A Shein, por sua vez, opera com preços de 40% a 60% abaixo da Renner, dependendo da categoria de produtos. A Renner estima que, quando os tributos passarem a ser cobrados, essa diferença cairá para algo entre 15% e 30%, o que será normal para uma marca com posicionamento diferente da Shein.
Sobre a Renner
A Renner é uma das principais empresas de moda do Brasil, fundada em 1965 em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com mais de 600 lojas espalhadas por todo o país, a empresa oferece uma ampla gama de produtos de moda masculina, feminina e infantil, além de artigos para casa e decoração.
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