Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Restituição do IR: Receita abriu consulta ao 3º lote

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Está aberta a consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda, desde às 10 horas dessa segunda-feira (24). O valor total chega a R$7,5 Bilhões e contemplará 5,6 milhões de contribuintes no dia 31 de julho.

Para consultar, é preciso acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

O valor será creditado na conta ou na chave Pix do CPF informado na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, poderá verificar por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) se há alguma pendência e tirar o extrato da declaração.

Em 2023a Receita recebeu 41,15 milhões de declarações. Destes,60% têm direito à restituição. No pagamento do 3º lote liberado neste dia 24 de junho estão: contribuintes que optaram pela versão pré-preenchida ou por recebimento via Pix, contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março, idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Os próximos lotes estão programados para os dias 31 de agosto e 29 de setembro. “O valor que não é resgatado, fica no Banco do Brasil por um ano e o contribuinte pode solicitar o reagendamento do seu crédito, caso não o tenha resgatada na data indicada anteriormente. Após esse período de um ano, a rede bancária devolve o dinheiro para o Fisco e, a partir daí, a requisição só poderá ser realizada por meio do e-CAC, no site da Receita”, esclarece Jeferson Almeida, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Uniderp.

Leia mais  Juros sobre Capital Próprio (JCP): entenda o que é
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

IRPF 2024 tem novas regras para criptoativos

Fernando Américo

Recebeu mais de R$ 30.639,90 em 2023? Então leia isto

Fernando Américo

Governo propõe mudanças no IR para impulsionar investimentos na Bolsa

Rodrigo Mahbub Santana

Governo propõe reduzir IR cobrado sobre operações de day trade

Paola Rocha Schwartz

Como declarar imóveis no IRPF 2024

Fernando Américo

IR 2024: Especialista fala sobre investimentos no exterior

Fernando Américo

Deixe seu comentário