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Retrocesso: Governo Lula quer voltar a taxar importação de carros elétricos

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O governo brasileiro considera retomar a taxação sobre importação de veículos elétricos no segundo semestre.

A isenção de imposto de importação sobre carros elétricos, adotada no Brasil desde 2015, pode ser encerrada no segundo semestre deste ano.

A Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) defende uma retomada gradual do imposto, baseada no bom senso. Apesar de ainda não haver decisão oficial, a Abeifa propôs uma retomada escalonada da taxação, variando conforme a eficiência dos veículos.

A nova proposta busca permitir que o mercado e as empresas se acomodem à medida que cresce o interesse do consumidor brasileiro por veículos elétricos.

Isenção de impostos sobre carros elétricos pode terminar em breve

A isenção de imposto de importação em carros elétricos, em vigor no Brasil desde 2015, está em risco de terminar no segundo semestre deste ano.

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Esta medida tem sido um dos poucos incentivos para a indústria de veículos elétricos no país.

Embora ainda não haja uma decisão oficial, a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) está acompanhando de perto a situação. Segundo João Oliveira, presidente da Abeifa, a associação propôs ao governo uma retomada escalonada do imposto de importação.

De acordo com a proposta da Abeifa, a taxação seria restabelecida gradativamente, começando com 2% para veículos elétricos a bateria (BEV), 4% para veículos híbridos (HEV e PHEV), e 7% para veículos híbridos leves 48V (MHEV).

O aumento da taxação seria gradual, atingindo o teto de 20% em 10 anos.

Oliveira argumenta que a retomada gradual permitiria ao mercado e às empresas se acomodarem enquanto o interesse do consumidor brasileiro por estas novas tecnologias cresce.

Ele defende que, mesmo com a retomada da taxação, a alíquota sobre carros elétricos ainda seria mais baixa que a tarifa atual de 35% para veículos importados.

Em 2022, foram vendidos mais de 49.000 veículos elétricos e híbridos no Brasil, um recorde que representa um aumento de 40% em relação ao ano anterior. A previsão para este ano é de 70.000 vendas de veículos eletrificados.

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A expectativa é de que haja bom senso e razoabilidade nas regras de taxação para que não haja oneração excessiva no preço dos veículos. Além disso, o Brasil precisa urgentemente criar um plano de transição energética com metas e objetivos de redução de emissões e outros incentivos para o mercado de veículos limpos.


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