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A Rumo (RAIL3), maior operadora ferroviária do Brasil, anunciou uma proposta de reorganização societária com o objetivo de simplificar suas operações e fortalecer sua holding. A reorganização será feita na subsidiária Malha Norte, que detém a concessão da malha ferroviária Norte e participação em três terminais portuários. A ideia é realizar uma cisão parcial da Malha Norte, transferindo as participações nesses terminais e uma parte do caixa da subsidiária para a holding.
A operação trará diversos benefícios para a empresa. Primeiramente, a cisão simplificará a operação, com a holding passando a deter diretamente a participação nesses terminais portuários, assim como já detém a participação em outros terminais. Além disso, a reorganização permitirá que a holding, ao ter mais caixa, reduza suas despesas financeiras. Por fim, a holding poderá utilizar a nova geração de caixa para compensar o prejuízo fiscal acumulado quando a extensão da Malha Norte até Lucas do Rio Verde estiver operando.
A reorganização será concluída em quatro meses, segundo a expectativa da Rumo. A companhia tem a Cosan como seu principal acionista, com uma participação de 30%. Atualmente, a Rumo vale R$ 36 bilhões na B3.
O CFO da Rumo, Rafael Bergman, destacou que a cisão permitirá à holding a redução de suas despesas financeiras e o investimento na extensão da Malha Norte até Lucas do Rio Verde. A empresa estima que a primeira fase do investimento será de R$ 4 bilhões a R$ 4,5 bilhões, combinando caixa e dívida.
A reorganização societária será realizada na Malha Norte, que possui participação em três terminais portuários: 50% do Terminal XXXIX do Porto de Santos, 10% do Terminal de Granéis do Guarujá e 20% do Terminal Marítimo do Guarujá. O objetivo é que a holding passe a deter diretamente a participação nesses terminais portuários, assim como já detém a participação em outros terminais, além de reduzir suas despesas financeiras e permitir o investimento na extensão da Malha Norte.
Os minoritários da Malha Norte receberão ações da Rumo em troca da cisão dos ativos. A relação de troca será definida pelos comitês independentes das duas empresas (Rumo e Malha Norte) e terá que ser aprovada pelos conselhos.
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