Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Sabesp: Fitch Rating revisa perspectiva para estável

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Rating nada mais é que uma classificação, praticamente uma nota. Este indicador serve para apontar o risco de crédito de uma companhia.

Ou seja, a probabilidade de certa empresa não cumprir com seus compromissos legais (aplicar o famoso calote).

As agências de rating, ou agências de avaliação de risco, são empresas independentes e especializadas que monitoram as atividades financeiras de diversas instituições públicas e privadas, avaliando o nível do risco de crédito de cada uma.

Assim, essa avaliação é feita através da divulgação de um relatório financeiro e principalmente pela atribuição de uma nota de risco – o chamado rating. De fato: por causa da infinidade de ativos, títulos e empresas disponíveis no mercado, muitas vezes o investidor não consegue analisar financeiramente cada um deles com precisão para orientar melhor o seu investimento.

No entanto, para ajudar nessa situação, existe um tipo de instituição especializada em realizar essa análise, da forma mais profissional e independente possível: as agências de rating.

Leia mais  Fitch eleva rating da TOTVS (TOTS3)

São as agências de rating que indicam, por exemplo, qual o risco de se investir nos títulos de dívida de um determinado país, fornecendo uma avaliação concisa sobre o grau de investimento desses ativos e dos riscos que calote que eles possuem.

Existem diversas agências de rating espalhadas pelo mundo inteiro. No entanto, as três agências de risco mais importantes e com maior credibilidade em todo o mercado são a Moody’s, a Fitch e a S&P (Standard & Poor’s). Estima-se que estas três agências detenham cerca de 95% do mercado global de análise de risco.

A nova classificação da Sabesp

Assim, a agência de classificação de risco Fitch afirmou os IDRs (Issuer Default Ratings – Rating de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moeda Local ‘BB+’ e em Moeda Estrangeira ‘BB’ da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp [SBSP3]).

Ao mesmo tempo, a agência revisou a Perspectiva dos IDRs para Estável, de Negativa.

A revisão da Perspectiva dos IDRs da Sabesp reflete a revisão da Perspectiva para Estável, de Negativa, dos IDRs em Moedas Estrangeira e Local do Estado de São Paulo (‘BB-’), em 20 de julho passado – que, por sua vez, seguiu a afirmação, realizada pela Fitch, dos ratings soberanos do Brasil em ‘BB-’ e a revisão de sua Perspectiva para Estável, de Negativa, em 14 de julho de 2022.

Leia mais  Ibovespa abre com alta de 0,05%, atingindo 124.448,58 pontos

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Após privatização, Sabesp diminui tarifas, derrubando narrativas

Paola Rocha Schwartz

Sabesp privatizada deve se tornar “grande plataforma de saneamento” do Brasil

Márcia Alves

Venda de ações da Sabesp levanta mais de R$ 14,77 bi

Paola Rocha Schwartz

Privatização da Sabesp tem recorde de investidores e volume

Paola Rocha Schwartz

Fras-le (FRAS3) anunciou a aprovação do pagamento de JCP: confira o resumo do dia

Márcia Alves

PT apresenta nova ação no STF contra privatização da Sabesp

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário