Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Sabesp: Fitch Rating revisa perspectiva para estável

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Rating nada mais é que uma classificação, praticamente uma nota. Este indicador serve para apontar o risco de crédito de uma companhia.

Ou seja, a probabilidade de certa empresa não cumprir com seus compromissos legais (aplicar o famoso calote).

As agências de rating, ou agências de avaliação de risco, são empresas independentes e especializadas que monitoram as atividades financeiras de diversas instituições públicas e privadas, avaliando o nível do risco de crédito de cada uma.

Assim, essa avaliação é feita através da divulgação de um relatório financeiro e principalmente pela atribuição de uma nota de risco – o chamado rating. De fato: por causa da infinidade de ativos, títulos e empresas disponíveis no mercado, muitas vezes o investidor não consegue analisar financeiramente cada um deles com precisão para orientar melhor o seu investimento.

No entanto, para ajudar nessa situação, existe um tipo de instituição especializada em realizar essa análise, da forma mais profissional e independente possível: as agências de rating.

Leia mais  Sabesp (SBSP3) assina aditivos com 240 municípios para incorporar ou adequar metas de universalização

São as agências de rating que indicam, por exemplo, qual o risco de se investir nos títulos de dívida de um determinado país, fornecendo uma avaliação concisa sobre o grau de investimento desses ativos e dos riscos que calote que eles possuem.

Existem diversas agências de rating espalhadas pelo mundo inteiro. No entanto, as três agências de risco mais importantes e com maior credibilidade em todo o mercado são a Moody’s, a Fitch e a S&P (Standard & Poor’s). Estima-se que estas três agências detenham cerca de 95% do mercado global de análise de risco.

A nova classificação da Sabesp

Assim, a agência de classificação de risco Fitch afirmou os IDRs (Issuer Default Ratings – Rating de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moeda Local ‘BB+’ e em Moeda Estrangeira ‘BB’ da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp [SBSP3]).

Ao mesmo tempo, a agência revisou a Perspectiva dos IDRs para Estável, de Negativa.

A revisão da Perspectiva dos IDRs da Sabesp reflete a revisão da Perspectiva para Estável, de Negativa, dos IDRs em Moedas Estrangeira e Local do Estado de São Paulo (‘BB-’), em 20 de julho passado – que, por sua vez, seguiu a afirmação, realizada pela Fitch, dos ratings soberanos do Brasil em ‘BB-’ e a revisão de sua Perspectiva para Estável, de Negativa, em 14 de julho de 2022.

Leia mais  Impacto da demissão de Prates na Bolsa e mais: Confira o resumo do dia

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa cai por influência de dados econômicos do Brasil e EUA

Rodrigo Mahbub Santana

Smart Fit tem rating elevado pela Fitch Ratings

Márcia Alves

Dólar opera em queda e Ibovespa fecha em leve alta: confira o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Sabesp firma contrato de concessão para saneamento

Rodrigo Mahbub Santana

Irresponsabilidade Fiscal no Governo e mais: confira o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Sabesp (SBSP3) avança na privatização e BBA reforça compra

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário