Continua após o anúncio
O ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried (SBF), está enfrentando acusações de fraudes financeiras relacionadas à sua exchange de criptomoedas e à Alameda Research.
Ele foi preso nas Bahamas a pedido dos Estados Unidos e foi libertado sob fiança de US$ 250 milhões após uma audiência no tribunal em 22 de dezembro.
Ele deve comparecer a um tribunal em Manhattan no dia 3 de janeiro, onde se declarará inocente das acusações criminais, de acordo com a Reuters.
A SEC acusou o ex-CEO da FTX de violar as disposições antifraude do Securities Act de 1933 e do Securities Exchange Act de 1934.
A Securities Act de 1933, também conhecida como a “Lei de Valores Mobiliários” é uma lei federal dos Estados Unidos que foi criada para regular a oferta e venda de valores mobiliários, como ações, títulos e debêntures. A lei visa proteger os investidores contra fraudes e manipulação de mercado, exigindo que as empresas divulguem informações financeiras e de negócios relevantes aos investidores antes de vender valores mobiliários. A Securities Act também estabeleceu o Securities and Exchange Commission (SEC), uma agência federal responsável por supervisionar o mercado de valores mobiliários e garantir que as empresas cumpram as leis e regulamentos.
Além disso, SBF também é o principal suspeito de realizar movimentações de um fundo da carteira da Alameda em 28 de dezembro.
Ele se defendeu em uma publicação no Twitter afirmando que “nenhuma dessas movimentações tem a ver com isso” e que não tem mais acesso aos fundos.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.