Guia do Investidor
2023 12 07t191317z 1 lynxmpejb60t7 rtroptp 4 venezuela guyana
Agência Brasil Internacional Notícias

Sem criticar ditador, Lula diz a Maduro que América Latina é região de paz

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã deste sábado (9) um telefonema do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. A informação foi divulgada pela assessoria do Palácio do Planalto. A conversa tratou sobre a situação em Essequibo, território da Guiana que a ditadura Venezuelana alega pertencer ao país. O território também faz fronteira com o norte do Brasil, no estado de Roraima.

“O presidente Lula transmitiu a crescente preocupação dos países da América do Sul sobre a questão do Essequibo. Expôs os termos da declaração sobre o assunto aprovada na Cúpula do Mercosul e assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile. Recordou a longa tradição de diálogo na América Latina e que somos uma região de paz”, informou o Planalto, em nota.

No domingo (3), a Venezuela aprovou em referendo amplamente criticado por jornalistas e especialistas internacionais pela sua falta de transparência, a anexação do território de Essequibo. O presidente venezuelano já determinou a criação de um estado na área disputada, que está no território da Guiana.

O assunto entrou na pauta do Conselho de Segurança das Nações Unidas na sexta-feira (8) e o governo dos Estados Unidos anunciou a realização de exercícios militares aéreos conjuntos com militares da Guiana, adicionando um ingrediente extra de tensão.

Ainda durante a conversa com Maduro, o presidente Lula fez um chamado ao diálogo e sugeriu que o presidente de turno da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Ralph Gonsalves, primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, faça uma mediação sobre o assunto entre as duas partes envolvidas. Lula também reiterou que o Brasil está à disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativas e pediu que não haja ações unilaterais que piorem a situação.

Fonte: Agência Brasil

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Banco Master anuncia compra do Will Bank

Mateus Sousa

Vale (VALE3) registra lucro de R$ 39,940 bi em 2023 e cai 53,6%

Mateus Sousa

Vendas do Tesouro Direto sobem 13% em janeiro

Agência Brasil

Haddad presidirá reunião do G20 com ministros de Finanças

Agência Brasil

Brasil atinge superávit cambial de US$ 5,421 bilhões

Mateus Sousa

Macroeconomia: indicadores e projeções da semana

Fernando Américo

Deixe seu comentário