Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Agência Brasil Internacional Notícias

Sem criticar ditador, Lula diz a Maduro que América Latina é região de paz

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã deste sábado (9) um telefonema do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. A informação foi divulgada pela assessoria do Palácio do Planalto. A conversa tratou sobre a situação em Essequibo, território da Guiana que a ditadura Venezuelana alega pertencer ao país. O território também faz fronteira com o norte do Brasil, no estado de Roraima.

“O presidente Lula transmitiu a crescente preocupação dos países da América do Sul sobre a questão do Essequibo. Expôs os termos da declaração sobre o assunto aprovada na Cúpula do Mercosul e assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile. Recordou a longa tradição de diálogo na América Latina e que somos uma região de paz”, informou o Planalto, em nota.

No domingo (3), a Venezuela aprovou em referendo amplamente criticado por jornalistas e especialistas internacionais pela sua falta de transparência, a anexação do território de Essequibo. O presidente venezuelano já determinou a criação de um estado na área disputada, que está no território da Guiana.

Leia mais  Dólar fecha perto de R$ 5,50 e sobe quase 2% na semana

O assunto entrou na pauta do Conselho de Segurança das Nações Unidas na sexta-feira (8) e o governo dos Estados Unidos anunciou a realização de exercícios militares aéreos conjuntos com militares da Guiana, adicionando um ingrediente extra de tensão.

Ainda durante a conversa com Maduro, o presidente Lula fez um chamado ao diálogo e sugeriu que o presidente de turno da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Ralph Gonsalves, primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, faça uma mediação sobre o assunto entre as duas partes envolvidas. Lula também reiterou que o Brasil está à disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativas e pediu que não haja ações unilaterais que piorem a situação.

Fonte: Agência Brasil


Nos siga no Google News
Leia mais  Inflação oficial sobe para 0,67% em junho, diz IBGE

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Governo diz que está bloqueando cartões do Bolsa Família em bets

Agência Brasil

Produtividade na indústria cai 1,7% no ano

Agência Brasil

BC alerta para golpe de resgate de dinheiro esquecido

Agência Brasil

Haddad diz que esquerda deve apresentar “projeto de futuro”

Paola Rocha Schwartz

Crise Imobiliária? Caixa reduz valor de financiamentos

Fernando Américo

Sob Lula, estatais tem maior rombo em 22 anos

Fernando Américo

Deixe seu comentário