Guia do Investidor
Shell
Notícias

Shell (RAIZ4) é alvo de investigação pelo Cade

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Shell está buscando junto ao Cade informações sobre postos que a delataram.

De acordo com um grupo de 144 revendedores da Shell, foi afirmado para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) que a distribuidora sugere ou fixa os preços definidos para o consumidor final.

Após serem questionados se havia alguma punição para quem não cumpria a sugestão de preços, 104 postos afirmaram que não havia, enquanto 6 informaram que sim, sem especificarem qual eram e 34 detalharam suas respostas.

Ainda em nota técnica elaborada pelo Departamento de Estudos Econômicos (DEE), a maioria dos revendedores afirmaram que havia aumento do preço dos combustíveis se não seguissem o que a empresa havia determinado. Foi questionado aos revendedores se havia alguma vantagem para o posto da sugestão ou fixação de preços. Enquanto 106 negaram haver qualquer vantagem, 38 afirmaram que havia vantagem, sendo esta a redução dos preços de compra de combustível ou descontos.

De acordo com a nota da DEE, foram colhidos diversas provas de que a Raízen (RAIZ4), que é a controladora da Shell, sistematicamente, impõe preços a seus revendedores.

Leia mais  INCC-M varia 0,18% em março

Com todo esse cenário, a Shell não se deu por vencida e, numa nova petição, requereu ao Cade que lhe dê acesso às respostas dos comerciantes que a delataram, desta vez revelando apenas os municípios em que estão localizados. A investigação sobre o caso conta com informações que seguem sendo mantidas em sigilo, com vistas que protegem os denunciantes.

Sobre a Raizen

Em nota, a empresa disse que não comenta casos em andamento e disse que o pedido de acesso às informações é natural em qualquer processo judicial ou administrativo e visa assegurar o exercício do direito constitucional à ampla defesa. A companhia reafirma que prima pela ética e lisura em suas operações, sendo uma defensora da concorrência leal obedecendo aos mais rigorosos princípios técnicos, operacionais e de governança.


Leia mais  A economia como elemento-chave da base da política
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

IGP-M: índice usado no reajuste do aluguel sobe 0,89% em maio

Agência Brasil

Brasil fecha abril com 240 mil empregos criados, aponta Caged

Agência Brasil

Vendas do Tesouro Direto somaram R$ 5,72 bilhões em abril

Agência Brasil

Mesmo na pandemia, emprego na construção cresceu 21,6%

Agência Brasil

Ibovespa recua no pré-feriado

Rodrigo Mahbub Santana

Grupo Mateus assina acordo para adquirir Novo Atacarejo

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário