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A Tesla (TLSA34) registrou sua primeira queda nas vendas desde o primeiro ano da pandemia. Devido ao aumento da concorrência de veículos elétricos de montadoras chinesas e ocidentais, o que afetou a demanda.
A empresa de carros elétricos do CEO Elon Musk construiu 433.000 veículos, mas entregou apenas 387.000. Esta cifra representa uma queda em relação aos 484.507 carros entregues nos últimos três meses de 2023 e às vendas de 422.875 veículos no primeiro trimestre do ano passado.
Apesar da Tesla ser mais lucrativa que as montadoras tradicionais, os cortes de preços estão diminuindo as margens de lucro que impulsionaram as ações. As expectativas dos investidores sobre um aumento nas vendas têm sustentado o alto preço de suas ações, tornando-a a montadora mais valiosa do mundo.
Na segunda-feira (1), as ações da Tesla caíram 5%, perdendo mais de um terço de seu valor este ano. A Montadora atribuiu o declínio nos volumes parcialmente ao aumento da produção da versão atualizada do Modelo 3 em sua fábrica de Fremont e às paralisações da fábrica resultantes do desvio de navios da China para a Europa do Mar Vermelho devido a ataques no local.
A Tesla também mencionou o fechamento de uma semana de sua fábrica na Alemanha, contudo, devido a um ataque incendiário. O aumento da concorrência no mercado de veículos elétricos, portanto, é um fator importante para o declínio da demanda. No quarto trimestre, a Tesla perdeu, dessa forma, o título de fabricante de veículos elétricos mais vendido do mundo para a montadora chinesa BYD.
Além disso, a TSLA está enfrentando uma nova concorrência de fabricantes de automóveis tradicionais, muitos dos quais estão introduzindo novos modelos de veículos elétricos, contudo, à medida que avançam com os planos de transição dos veículos com motor de combustão interna para os elétricos.
De acordo com analistas
Os analistas, esperavam vendas de 440.000 a 414.000 veículos, afirmou Dan Ives, analista da Wedbush Securities, que tem dado uma avaliação positiva sobre as ações da Tesla. Apesar de seu otimismo a longo prazo, ele descreveu o trimestre como “um acidente de trem em um trimestre de parede de tijolos”.
Ives apontou que o principal problema provavelmente são as vendas da Tesla na China, que caíram 3% em relação ao ano anterior. Ele descreveu a demanda chinesa como “muito fraca ao sair dos portões para 2024”.
“Embora estivéssemos prevendo um primeiro trimestre ruim, este foi um desastre absoluto que é difícil de explicar.” Explica em nota aos clientes.
“Vemos isso como um momento seminal na história da Tesla para que Musk dê “a volta por cima” e reverta o desempenho negativo do primeiro trimestre. Caso contrário, alguns dias mais sombrios podem estar claramente à frente, o que poderia atrapalhar a narrativa de longo prazo da Tesla.” Complementa.
Embora a demanda geral por veículos elétricos ainda esteja crescendo rapidamente, com as vendas nos EUA aumentando 40% no ano passado e ultrapassando 1 milhão de veículos pela primeira vez, o ritmo de crescimento foi menor do que algumas previsões. Como resultado, algumas montadoras tradicionais, como a General Motors e a Ford, recuaram em seus planos de produção de veículos elétricos.
Com a Rivian, as entregas do primeiro trimestre aumentaram 70%, chegando a cerca de 13.600 veículos, superando as expectativas dos analistas de Wall Street. A BYD, que brevemente se tornou a maior vendedora de veículos elétricos do mundo no quarto trimestre, vendeu 300.114 veículos totalmente elétricos em todo o mundo nos primeiros três meses do ano, um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2023. A empresa oferece carros mais acessíveis que os da Tesla e tem maior foco de vendas na China.
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