Guia do Investidor
fabrica tesla brasil
Notícias

Fábrica da Tesla no Brasil? Boatos circulam nas redes

O assunto do dia foi a visita do bilionário e número um da , Elon , ao . a convite do Ministro das Comunicações, Fábio Faria, em nome da parceria firmada entre a empresa de tecnologia SpaceX e brasileiro. No Twitter, o próprio , compartilhou que a tecnologia da SpaceX será utilizada para monitorar a floresta amazônica e também fornecer acesso rápido à internet para 19.000 escolas em áreas rurais.

O governador do Amazonas havia twittado sobre o interesse de Musk em trazer a SpaceX para o Brasil, e ser instalada na Amazônia. Parece que este interesse é antigo e Zona Franca de Manaus é cotada para receber fábrica, o que vai gerar milhares de empregos na região.

No entanto, nada sobre a Tesla abrir uma fábrica no Brasil foi divulgada ou confirmada, apenas boatos surgiram nas redes sociais de usuários esperançosos, portanto, não será dessa vez que iremos ter a fabricante em terras brasileiras.

Tesla fecha com a Vale compra de níquel para baterias

A crescente tendência dos chegou para ficar, e a Tesla é a companhia pioneira neste movimento do mercado global. No entanto, este mercado conta com necessidades de infraestrutura, e o atual grande desafio está na produção das baterias de lítio.

Leia mais  Itaú vende ações da Enjoei (ENJU3), reduzindo participação

Assim, a Vale (VALE3) fechou um contrato com a Tesla e vai passar a fornecer níquel para a montadora de veículos elétricos. A mineradora vai fornecer níquel Classe 1 – de maior pureza e baixa emissão de carbono – a partir de suas operações no Canadá.

A Vale disse que o contrato é de “longo prazo” e não comentou sobre os valores envolvidos. O níquel é utilizado nas baterias dos carros elétricos, que atualmente podem ser de três tipos: LFP (Lítio Ferro Fosfato); NCA (Lítio Níquel Cobalto Óxido de Alumínio) e NMC (Lítio Níquel Manganês Óxido Cobalto).

A indústria de baterias hoje enfrenta problemas relacionados à escassez de alguns desses insumos; às suas necessidades específicas, já que trabalha somente com metais de elevada pureza; e também questões relacionadas à produção. (O cobalto, por exemplo, é produzido principalmente no Congo, com suspeitas de trabalho infantil.)

Nos últimos anos, a indústria vem tentando reduzir a utilização de cobalto – que funciona como elemento estabilizador – ao mesmo tempo em que aumenta o teor de níquel. O níquel eleva a densidade energética da bateria, o que aumenta a autonomia dos veículos – mas não é qualquer tipo de níquel que cumpre esse papel: somente aquele com o teor de pureza mais elevado, como o produzido pela Vale nas plantas da antiga Inco, no Canadá.

Nossas redes:

Leia mais

Os ventos do exterior e a recuperação brasileira

Autor Convidado

Musk confirma demissão de 10% dos funcionários assalariados da Tesla (TSLA34)

Ruan Sousa

Tesla (TSLA34) é processada por ex-funcionários por ‘demissão em massa’

Ruan Sousa

SpaceX, do bilionário Elon Musk, capta mais de US$ 1,68 bilhão com venda de novas ações

Ruan Sousa

Elon Musk alerta para o ‘trimestre muito difícil’ da Tesla (TSLA34) em mensagem de funcionários

Ruan Sousa

Tesla (TSLA34) propõe desdobramento de ações na proporção de 1 para 3

Ruan Sousa

Deixe seu comentário