Continua após o anúncio
Equipe de risco da Binance mapeou os 12 golpes mais populares no mercado
O uso e o interesse por criptoativos está crescendo globalmente ano após ano. A inclusão financeira e a velocidade das transações que as criptomoedas proporcionam são suas princpais características. Junto com o aumento dessa popularização, infelizmente, vem também o interesse de pessoas mal intencionadas em tirar proveito da desinformação dos novos adeptos a essa nova maneira de lidar com dinheiro, que traz mais liberdade financeira para a sociedade.
Mas dá para se prevenir evitar prejuízos tomando certas precauções. Algumas, bem simples.
De olho na proteção, segurança e educação do usuário, a Binance, maior provedora global de infraestrutura para o ecossistema blockchain e de criptomoedas, compilou 12 dos golpes mais usados na indústria de criptomoedas, entre eles golpes de romance, de representação e sorteios falsos, e as melhores práticas para evitá-los.
Esse levantamento gerou uma série de artigos no blog da Binance, que se aprofundam sobre o tema, para garantir que os usuários estejam equipados com o que há de mais recente em dicas e conselhos de segurança. Assim como nas finanças tradicionais, o usuário cripto é o principal responsável pela proteção dos seus recursos, principalmente no que diz respeito a dados pessoais, acessos e senhas.
Esteja alerta aos mínimos sinais e desconfie sempre
Pode ser uma mensagem do Telegram de um suposto “funcionário” de uma exchange cripto ou de um banco, uma ligação urgente de um parente distante precisando de dinheiro, ou um vigarista charmoso declarando seu amor por um alto preço. Golpes vêm em todas as formas e tamanhos, mas todos tem um objetivo em comum: roubar dinheiro.
Um exemplo muito conhecido é o investimento falso, quando um usuário é atraído pelo golpista por meio de anúncios em redes sociais com promessas de investimentos altamente lucrativos e garantia de altos retornos. Infelizmente nesses casos, a vítima toma a iniciativa em contactar o golpista ludibriada pelas promessas e concorda em investir, para descobrir mais tarde que o contato, na verdade, roubou seu dinheiro.
Outro exemplo muito comum, é quando os golpistas se passam por funcionários de uma instituição financeira, no caso dos criptos, as exchanges. Nessa situação, a vítima entra em um grupo de Telegram ou WhatsApp com esses pretensos “funcionários” da empresa, que oferecem serviços únicos com altos retornos. Após realizar vários depósitos nos endereços de carteiras listados no grupo, a vítima fica sem respostas e, consequentemente, sem seu dinheiro.
Por isso, é importante estar sempre alerta ao receber qualquer texto pressionando e exigindo dinheiro ou uma oferta “irrecusável” de bitcoin. Isso pode ser o suficiente para manipular usuários e ganhar a confiança desejada, principalmente aqueles que são pegos em um momento vulnerável.
Os 12 tipos de golpes mais comuns identificados pela Binance
1. Golpes de investimento
Golpes de investimento envolvem um fraudador prometendo altos retornos ao investir por meio de um site “altamente recomendado”, aplicativo ou um corretor de criptomoeda. O criminoso pode até alegar que é um especialista que vai multiplicar seus fundos por dez.
2. Golpe de emprego
O anúncio de emprego pode parecer real e a renda está bem acima da média da indústria, no entanto, há um problema. Os golpistas vão enviar uma lista de empregos que demandam uma recompensa. Eles exigem que os candidatos paguem uma taxa de depósito se quiserem a vaga.
3. Personificando uma figura de autoridade
Os golpistas imitadores tentarão ganhar a confiança da vítima se passando por alguém importante, como um policial, um oficial do governo, ou alguém da Receita Federal.
4. Se passando pelo suporte da exchange
Se passar por um funcionário de uma exchangee é, infelizmente, um vetor de ataque popular para fraudadores de criptomoedas. Golpistas frequentemente tentam explorar a confiança que a empresa estabelece com seus cliente para manipular usuários a abrir mão de seu dinheiro.
Segundo a Binance, por exemplo, seus funcionários jamais entrarão em contato diretamente com o cliente e solicitar o fornecimento de informações sensíveis. Caso receba uma mensagem de alguém que alega trabalhar para a Binance, bloqueie o contato e faça uma denúncia ao Suporte da Binance imediatamente.
5. Golpe de romance
Um golpe de romance envolve uma abordagem amorosa que tenta iniciar um relacionamento on-line com não com o objetivo de roubar o coração, mas sim o dinheiro da vítima. Esse é um tipo de golpe que pode levar anos para se desenvolver, pois o vigarista começa pedindo pequenos empréstimos antes de escalar para todas as economias.
6. Sorteios falsos
Os golpistas fazem o convite para um grupo do Telegram ou outro canal semelhante para participar de um sorteio ou airdrop de criptomoedas. Ele vai tipicamente pedir uma taxa de depósito ou tentar induzir a vítima a revelar informações sensíveis em troca de “ganhos”.
7. Esquema de pirâmide
Os esquemas de pirâmide, muito populares no Brasil, são os tipos de golpes que pagam os primeiros investidores com fundos e comissões arrecadados de novos investidores. Não há investimento real. O fraudador basicamente pega dinheiro de um investidor para pagar outro investidor. As vítimas de um esquema de pirâmide frequentemente são encorajadas a convidar seus amigos e familiares para participar em troca de maiores retornos e participações.
8. Site de compras falso
Sites de compras falsos são projetados para imitar um site legítimo de comércio eletrônico, chegando a permitir que os usuários se inscrevam como comerciantes ou clientes. O site pode induzir a compra de produtos usando preços significantemente mais baixos do que os praticados no mercado. No entanto, em vez de entregar seus produtos conforme listado, o site de compras não está preparado para oferecer a entrega, ou então, envia mercadorias sem valor.
9. Fraude na transferência de dinheiro
Fraude na transferência de dinheiro começa com alguém alegando que enviou dinheiro para a conta bancária da vítima. O golpista fornecerá documentos da transação antes de cancelá-la, emitindo um estorno ou alegando que a prova documental foi adulterada.
10. Fraude de conhecidos
Nem todos os golpistas são estranhos. O golpista pode ser um parente, um amigo próximo ou um conhecido apresentado pelo seu amigo. O golpe pode e frequentemente ocorre em circunstâncias familiares.
11. Golpes de rug pull (puxada de tapete)
Na indústria de criptomoedas, uma puxada de tapete ocorre quando um time de projetos levanta dinheiro do investidor e repentinamente abandona o projeto e remove toda sua liquidez. A puxada de tapete tipicamente ocorre quando o hype do investidor está no auge.
12. Outros
Os golpistas e bandidos são criativos e sempre buscam variar a forma de atuação e o tipo de vítimas. Portanto, é importante estar alerta a toda e qualquer situação, que não seja uma das listadas acima. Existem sempre casos únicos para que um golpe possa ocorrer, a depender da oportunidade, na qual as circunstâncias podem não corresponder a nenhuma das categorias listadas acima.
Esse conhecimento é fundamental para se tomar melhores decisões quando um usuário navega pelo ecossistema de criptomoedas. A qualquer suspeita de ser alvo de um golpista — mesmo que tenha dúvidas — pare de responder, interrompa todas as transferências pendentes e envie uma denúncia ao suporte de seu banco ou exchange. A Binance, por exemplo, presta toda a assistência baseada nas evidências e nos materiais fornecidos pelos usuários.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.