Video TC Palhaça: Entenda a polêmica da suposta manipulação de mercado da Traders Club

O Video TC Palhaça está circulando por aí e aumentando os rumores que a TC está envolvida em processos de manipulação de mercado! Entenda o que está acontecendo.

imagem padrao gdi

Atualização 27/09: Segundo Lauro Jardim, o Traders Club não está sob investigação da CVM “por suposta manipulação de cotação de ações”, conforme o jornalista publicou originalmente no dia 30 de junho. 

Segundo ele, a autarquia está investigando uma suposta manipulação de mercado com as ações do TC (TRAD3), mas o inquérito foi aberto a partir de uma denúncia do próprio TC.

  • A companhia TC (TRAD3) está sobre o olhar do mercado nesta sexta-feira;
  • A empresa está sofrendo severas acusações de manipulação de mercado e irregularidades financeiras em um vídeo que está rodando as redes sociais;
  • Outras fontes também afirmam que a própria comissão de valores mobiliários está investigando os casos;
  • Com a polêmica, ações da TC derretem na bolsa e engatam quedas de 34% na semana.

Você viu o Vídeo TC Palhaça? As ações da Traders Club (TRAD3) já não estavam bem no mercado já há algum tempo. Afinal, a companhia, famosa entre novos investidores do mercado nos últimos anos vem sambando na bolsa desde seu IPO, mas a situação parece ter tomado novos rumos e por uma movimentação inusitada.

Um video está circulando nas redes sociais, com algumas alegações sobre a companhia. No Vídeo TC Palhaça, uma mulher com o rosto pintado de palhaço chama as dicas do TC de “furadas”, diz que há denúncias contra o TC na CVM e exorta os investidores da empresa a cobrar explicações.

O vídeo também diz que a CVM está investigando alegações de que a empresa está engaja em práticas como manipulação dos resultados, spoofing e front running. No final, a mulher que grava o vídeo afirma ainda de acusações de assédio e até de estupro coletivo na imprensa, mas sem provar nada, apenas informando ter acesso a tais informações.

Você pode conferir o Video TC Palhaça na íntegra abaixo:

Se a fonte não parece confiável, o colunista Lauro Jardim (O Globo) também foi na mesma direção, afirmando que a CVM e a BSM (o órgão de autorregulacão do mercado, ligado à B3) estão investigando a companhia por manipulação de mercado.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

No entanto, no dia 26 de setembro de 2022, o jornalista se retratou afirmando que a plataforma de investimentos Traders Club não está sob investigação da CVM “por suposta manipulação de cotação de ações”, mas sim por uma suposta manipulação de mercado com as ações do TC (TRAD3), mas o inquérito foi aberto a partir de uma denúncia do próprio TC.

As ações do TradersClub já vinha perdendo fôlego durante todo o ano e parece que este evento veio para enterrá-las de vez. Quem investiu no IPO da empresa, por exemplo, já perdeu mais de 70% do valor investido inicialmente, conforme gráfico abaixo. Para se ter uma ideia, para que o investimento “se recupere” e o investidor saia no zero a zero, é necessário que a ação suba quase 3,5 vezes ou aproximadamente 350%.

trad3 ipo

Fora isso, somente estas especulações foram o suficiente para as ações da companhia sangrarem na bolsa em apenas poucos dias. As ações do TC (TRAD3) chegaram a acumular uma queda superior a 34% na semana do acontecimento.

A TC se defendeu das acusações através de comunicados ao mercado. A empresa afirma ser alvo de uma campanha de difamação, da qual faz parte um “vídeo de autoria ainda não identificada, em circulação em grupos de WhatsApp, onde, numa produção profissional, uma pessoa fantasiada de palhaço imputa à Companhia e a partes relacionadas a prática de condutas ilícitas, em alegada infração à legislação de mercado de capitais e incentiva investidores a fazer denúncias contra a Companhia”.

Além disso, a companhia disse que não foi notificada de nenhuma investigação.

A TC por sua operação no mercado, representa o lado negativo dos “influenciadores financeiros” nas redes sociais nos últimos anos, que possuem capacidade de gerar opiniões e influenciar preços de determinados ativos, o que vem tirando o sono da CVM desde o início desta “onda”.

E você? Acredita que a TC realmente está manipulando o mercado? Não deixe de comentar!

Leonardo Bruno: Bacharel em Ciências Econômicas, Workaholic do Mercado Financeiro e redator de conteúdo do Guia do Investidor
Artigos Relacionados