Guia do Investidor
ripple
Criptomoedas

XRP Criptomoeda vale a pena? XRP Criptomoeda Previsão

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A criptomoeda XRP vale a pena? Conheça tudo sobre a Ripple e a criptomoeda XRP mais previsão para 2022 e 2023.

  • Jed McCaleb, um programador e empresário americano que abandonou a UC Berkeley e teve a ideia da Ripple em 2011.
  • Ao contrário de outras de criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, a Ripple não é composto de uma blockchain, mas sim do que é chamado de “árvore de hash”.
  • Ripple (XRP) é uma rede de transferência de dinheiro e moeda digital que permite transações que podem acontecer muitas vezes mais rápido do que com Bitcoin ou Ethereum.
  • Os desenvolvedores têm algum controle sobre um mecanismo que protege o sistema de operadores mal-intencionados e é por isso que alguns dizem que o XRP não é uma criptomoeda verdadeira.
  • Para atrair desenvolvedores de projetos que pretendem criar soluções na XRP Ledger, a Ripple vai distribuir 1 bilhão de XRPs.

Ripple (XRP) funciona como um sistema de liquidação bruta em tempo real (RTGS), em outras palavras, ela opera como uma rede especializada em transferência de dinheiro, câmbio e rede de remessas.

Criado pela empresa de tecnologia norte-americana Ripple Labs Inc. em 2012, a Ripple tem como símbolo de sua moeda o XRP.

No início de abril de 2021, o valor do ativo disparou para uma alta que não era observada nos últimos três anos, ultrapassando o valor de US$ 1.

A XRP pode ser negociada pela maioria das moedas fiduciárias ajudando os usuários a evitar tempos de espera associados aos bancos.

No entanto, o ativo tem um nível relevante de volatilidade, o que significa que o valor de uma XRP pode flutuar.

Vamos entender melhor o que é e se vale a pena investir na Ripple (XRP) nesse artigo.

XRP Criptomoeda vale a pena? XRP Criptomoeda Previsão
XRP Criptomoeda vale a pena? XRP Criptomoeda Previsão

O que é e vale a pena investir na criptomoeda Ripple (XRP)?

Ao contrário de outras de criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, a Ripple não é composto de uma blockchain, mas sim do que é chamado de “árvore de hash”.

Você não pode minerar XRP, porque há um número limitado de moedas – 100 bilhões.

A tecnologia Blockchain é a base da criptomoeda. É um tipo de banco de dados que coleta informações em grupos ou blocos.

Cada nova informação é adicionada em um bloco e com isso, o bloco pode ser adicionado à cadeia e nunca mais será modificado.

Como o nome indica, a cadeia de blocos estrutura os dados em blocos encadeados.

O que é e vale a pena investir na Ripple (XRP)?
O que é e vale a pena investir na Ripple (XRP)?

“Mas como ela funciona?” você deve se perguntar.

Ripple funciona como blockchain, porque vários nós são usados ​​para processar uma transação.

Com isso, o processo de pagamento envolve alguém enviando uma transação, a informação recebendo um valor único e sendo enviada para um banco de dados público compartilhado, validando servidores ou nós compartilhando a informação e – se servidores separados relatarem uma correspondência – a transação sendo autorizada e processada.

A razão pela qual o sistema não é semelhante ao Bitcoin é que ele não envolve prova de trabalho (através da qual um minerador na blockchain do Bitcoin completa uma equação complexa para mostrar o trabalho antes que o bloco seja aceito na cadeia).

Leia mais  NiiFi Coin: saiba tudo sobre plataforma Blockchain

Por outro lado, o modelo Ripple é baseado em consenso. Uma vez que o consenso é alcançado, a transação é compensada.

Por causa disso, a rede Ripple pode processar 1.500 transações por segundo, enquanto o Bitcoin pode processar entre três e seis dessas transações e o Ethereum pode lidar com 15 delas no mesmo período de tempo.

Apesar de não ser idêntico ao sistema blockchain, o processo Ripple é relativamente eficiente e rápido, tornando-se uma grande razão pela qual os bancos e os principais processadores de pagamento estão considerando e explorando o uso da Ripple XRP.

Além disso, o Ripple não é exatamente descentralizado da maneira que o Ethereum, por exemplo, é.

Os desenvolvedores têm algum controle sobre um mecanismo que protege o sistema de operadores mal-intencionados, mas isso também significa que o Ripple pode controlar tecnicamente quais servidores.

Isso os torna uma autoridade central e é por isso que alguns dizem que o XRP não é uma criptomoeda verdadeira.

 XRP Criptomoeda Previsão
XRP Criptomoeda Previsão

Vale a pena conhecer a história da criptomoeda Ripple (XRP)

Jed McCaleb, um programador e empresário americano que abandonou a UC Berkeley e teve a ideia da Ripple em 2011.

Fundou a empresa Ripple Labs em 2012, inicialmente com o nome OpenCoin.

Ele já havia criado o Mt. Gox, que inicialmente funcionava como uma plataforma de trocas de cartas de Magic: The Gathering, mas que evoluiu para uma exchange de bitcoin.

McCaleb fez com que os co-desenvolvedores Arthur Britto e David Schwartz entrassem no projeto e por fim, Britto e Schwartz fizeram com que Ryan Fugger concretizasse a visão do negócio, com isso a OpenCoin passou a ser chamada de Ripple.

Em 2018, mais de 100 bancos se inscreveram para usar o Ripple, embora a maioria use os recursos de infraestrutura em vez da própria criptomoeda XRP.

Em 2020, como parte de processos legais contra a Ripple, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) classificou a XRP como um título, não uma mercadoria.

Também houve o caso em que supostamente a Ripple estaria vendendo títulos não registrados, os boatos e investigações atrapalharam o crescimento da XRP em abril de 2021.

Para atrair desenvolvedores, a Ripple vai distribuir 1 bilhão de XRPs
Para atrair desenvolvedores, a Ripple vai distribuir 1 bilhão de XRPs

Para atrair desenvolvedores, a Ripple vai distribuir 1 bilhão de XRPs

Essas criptomoedas, que equivalem a R$ 3,86 bilhões na cotação atual da XRP, serão distribuídas para desenvolvedores de projetos que pretendem criar soluções na XRP Ledger.

O dinheiro será usado nos próximos 10 anos.

Com esse novo aporte, a empresa pretende fornecer suporte financeiro, técnico e comercial ao longo dos anos para criar programas voltados aos desenvolvedores da rede.

“Nos próximos 10 a 20 anos, o 1 bilhão de XRP desembolsado para desenvolvedores animados para construir e dimensionar aplicativos de prova de conceito para novos negócios na XRP Ledger”.

Diz o comunicado da Ripple.

Com isso, esse dinheiro alimentará no longo prazo a ideia de acelerar, treinar, orientar e dimensionar projetos desenvolvidos especialmente para a blockchain da empresa.

A Ripple espera demanda, uma vez que afirma que sua rede atrai os desenvolvedores devido à sua “velocidade, escalabilidade e neutralidade de carbono”.

Nesse primeiro momento, a Ripple estabeleceu seis áreas que pretende direcionar os fundos. O primeiro é o programa de aceleração que vai organizar um bootcamp de vários meses para desenvolvedores de projetos feitos na XRP Ledger.

Outros programas envolvem o financiamento de projetos de finanças descentralizadas (DeFi), iniciativas de diversidade e inclusão e parcerias com universidades.

“A comunidade de desenvolvedores viu um tremendo crescimento e paixão por desenvolver a XRP Ledger, que só aumentou desde o lançamento do programa”, disse Monica Long, General Manager da Ripple.

O que é o XRP Ledger?

Entenda a XRP Ledger como uma blockchain escalável e sustentável, público e descentralizado, executado por uma comunidade global de desenvolvedores.

Assim se descreve a blockchain da XRP, ainda informando que se destaca por ser rápida, energeticamente eficiente, confiável e também por seu excelente suporte ao desenvolvimento, seus baixos custos de transação e uma grande comunidade de especialistas que fornece aos desenvolvedores uma sólida base de código aberto para executar os projetos mais exigentes, sem danos colaterais significativos ao meio ambiente.

Leia mais  Juiz permite saídas temporárias de Sam Bankman-Fried da FTX para preparação de defesa

Essa é a maneira como a qual a XRP descreve sua blockchain e todas as informações mais técnicas são encontradas diretamente no site do projeto.

Em suma a XRP Ledger funciona como uma blockchain, ou seja, um livro-razão criptográfico descentralizado alimentado por uma rede de servidores ponto a ponto (P2P).

Além disso, a blockchain vem com um algoritmo de consenso tolerante a falha bizantina para estabelecer e registrar transações em um banco de dados distribuído seguro sem um operador central.

Em poucas palavras, a tolerância a falha bizantina é a propriedade que um sistema tem de resistir a vários tipos de falhas específicas. Isso significa que um sistema com essa tolerância é capaz de continuar operando mesmo que alguns nodes da rede se comportem de forma falha ou maliciosa.

É um problema comum e possui diversas formas de se resolver, cada blockchain adota um tipo de solução diferente ou às vezes parecidas, a XRP Ledge garante ter a sua solução.

XRP Criptomoeda NFT
XRP Criptomoeda vale a pena? XRP Criptomoeda Previsão e NFT

Os incentivos continuam e o projeto tenta apoiar criadores de NFT

O NFT Creator Fund é um programa de apoio em que o Ripple fornece aos criadores as ferramentas necessárias, suporte financeiro e acesso a possíveis parcerias para ajudá-los a iniciar seus projetos NFT.

A equipe da Ripple anunciou que a XRP Ledger possui uma funcionalidade de token nativa fácil de usar, chamada XLS-20d.

A princípio, os participantes usarão o NFT-Devnet, que é um ambiente beta que aprimora o suporte NFT da XRP Ledger.

De acordo com o anúncio da Ripple Teams, o NFT-Devnet foi projetado para permitir que qualquer pessoa crie seus projetos NFT de forma rápida e eficiente, independentemente do seu nível de experiência.

Promovendo a velocidade, acessibilidade, simplicidade e sua operação verde, livre de carbono da XRP Ledger, a Ripple sinaliza que seu programa de incubação NFT foi projetado para ser um longo curso.

Para a primeira onda, o orçamento total do Creator Fund foi fixado em US$ 250 milhões. Desde o lançamento do programa, ele recebeu cerca de 4.000 candidatos, oferecendo uma rica seleção de casos de uso.

Alguns dos criadores incluem xPunks, Steven Sebring e Justin Bua, enquanto Mintable, mint NFT, NFT Pro e Ethernal Labs se juntaram como marketplaces.

A postagem no blog da equipe afirma:

“Desde o lançamento do Creator Fund, recebemos quase 4.000 candidatos que enviaram projetos focados em casos de uso de NFT em jogos/metaversos, música/entretenimento, arte/colecionáveis ​​e muito mais.”

https://twitter.com/Ripple/status/1500943736754380800
Participando do #SXSW? Junte-se a nós de 11 a 13 de março para descobrir os recursos #NFT no #XRPL, saiba mais sobre nosso Fundo para Criadores de US$ 250 milhões, converse com nossos amigos @MintNFTofficial e @XRPLPUNKS e saiba o que outros criadores estão fazendo no livro. 👇

Por que a Ripple está fazendo isso?

O Ripple Creator Fund é atualmente o único programa centrado no criador no mercado.

A postagem do anúncio da equipe também inclui uma declaração explicando a visão da Ripple sobre o futuro dos NFTs como sendo mais que apenas arte.

“Embora os primeiros casos de uso de NFT tenham sido centrados principalmente em avatares, arte e colecionáveis, mais aplicativos baseados em utilitários estão começando a surgir. À medida que a tecnologia e seus casos de uso continuam a amadurecer, são esses aplicativos do mundo real que continuarão a enriquecer as experiências NFT e proporcionar utilidade para a comunidade.”

Diz a publicação

Acrescentando nesse sentido que “os principais casos de uso baseados em utilitários que acreditamos terão o impacto mais imediato incluem Mídia e Entretenimento, Créditos de Carbono e Imóveis, e nos aprofundaremos em cada um de uma perspectiva de aplicação técnica e prática em postagens futuras.“

Além disso, apoiando esta declaração do anúncio de postagem no blog, Monica Long, gerente geral de desenvolvimento de apps da Ripple, comentou:

“As NFTs provaram muito rapidamente ter utilidade real dentro das criptomoedas – de experiências e recompensas digitais a royalties de artistas, copropriedade de ativos do mundo real e muito mais.”

Essas declarações mostram a crença da Ripple no futuro dos NFTs. Além disso, eles indicam que seus esforços para ajudar os criadores visam construir a própria comunidade inovadora de casos de uso NFT da Ripple.

Leia mais  Golpistas tentam roubar mais dinheiro das vítimas da FTX

O mercado global de NFT atingiu US$ 25 bilhões em vendas em 2021 e parece ser apenas o começo. A mudança da Ripple para o segmento NFT pode ser, nesse sentido, um divisor de águas à medida que o espaço amadurece.

Como comprar Ripple (XRP) em 3 etapas fáceis
XRP Criptomoeda vale a pena? XRP Criptomoeda Previsão

Como comprar a criptomoeda Ripple (XRP) em 3 etapas fáceis

1 — Inscreva-se em uma exchange que negocie o Ripple (XRP).

A XRP hoje é negociada em diversas exchanges assim você pode escolher uma para realizar a sua compra.

Aqui deixo uma tabela com as principais exchanges que negociam a XRP no mundo.

Binance USDT, BUSD, BTC, BRL
FTX USD, USDT
KuCoin USDT, USDC, BTC, ETH
XRP Criptomoeda vale a pena? XRP Criptomoeda Previsão

A maioria das exchanges pede um e-mail, e algumas também podem pedir um número de telefone e um documento de identidade com foto, então é uma boa ideia tê-los em mãos.

2 — Deposite fundos em sua nova conta

A princípio, quando você está pensando em como comprar XRP, não deve ter problemas em termos de métodos de pagamento.

Diversas formas funcionam e na maioria das vezes, você consegue usar as principais formas de pagamento, como, por exemplo, transferência bancária, cartão de crédito, boleto e em alguns casos até Pix.

Escolha bem qual exchange usar e estude cada possibilidade, assim você poderá usufruir da melhor opção para você e sua realidade.

3 — Comprar a XRP usando seus ativos

Por fim, agora que você já enviou os ativos para a exchange escolhida, basta comprar o token XRP.

O processo é bem simples e tudo é feito em poucos minutos, além disso, as plataformas se adaptam cada vez mais as necessidades dos usuários, assim melhorando a experiência que cada um tem ao usar os serviços.

Histórico de preços da criptomoeda Ripple XRP e previsão 2022

O XRP, assim como outras criptomoedas importantes, teve um pico em 2018. O valor de uma XRP atingiu US$ 3,65.

No entanto, em 2020, a XRP perdeu mais de 90% de valor em relação ao pico anterior de 2018; foi um dos piores desempenhos em moedas digitais.

Em 21 de janeiro de 2022, o preço era de cerca de US$0,68 por XRP – bem acima do valor de US$1,59 de abril de 2021.

Em novembro de 2021, a XRP chegou a valer US$ 1,17.

Vale a pena comprar a XRP? Confira nossa previsão para a Ripple e se vale a pena investir na criptomoeda XRP

No lado positivo, a previsão de preço do XRP mostra superandoUS $ 0,78 e tornando-o um novo nível de suporte.

Uma trajetória ascendente para US$ 1,19 é iminente se os compradores entrarem. Mas podemos ver uma alta para US$ 1,80 este ano se a Ripple finalmente resolver seu processo com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.

É provável que um nível de suporte de curto prazo de US$ 0,52 possa continuar até US$ 0,40.

Qualquer atualização negativa da SEC se voltará contra a criptomoeda, arrastando os preços para um preço de final de ano de US$ 0,19

Previsão de preço da criptomoeda XRP 2023

Batalha da SEC à parte, a previsão de preço do XRP para 2023 é de US$ 4,00 no cenário mais otimista.

Um maior apoio institucional de parcerias fornecerá um impulso constante para o preço.

Contudo, em um ano ruim a XRP pode fechar o ano entre US$ 1,02 a US $ 1,27.

Previsão de preço XRP 2025

Os analistas estão divididos entre o preço da XRP no final do ano de 2025 entre US$5,00 a US$10,00, mas o último é altamente improvável.

Mas uma previsão de preço mais realista da Ripple mostra que custaria US $ 8,00 por moeda até o final de 2025

Conclusão: criptomoeda Ripple vale a pena?

Ripple é uma rede de transferência de dinheiro e moeda digital que permite transações que acontecem muitas vezes mais rápido do que com Bitcoin.

Com apenas uma conexão com a internet, você pode concluir várias transações.

Além disso, ela está investindo muito em desenvolvimento e novas soluções para a rede, isso pode alavancar o interesse de novos usuários e empresas.

Portanto, vale a pena manter um olho no projeto e garantir que nenhuma oportunidade fuja de nossas mãos.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

O retorno dos Memes Coins: por que estão fazendo tanto sucesso?

Fernando Américo

Halving do Bitcoin é a oportunidade de ‘ouro’ em 2024

Fernando Américo

IRPF 2024 tem novas regras para criptoativos

Fernando Américo

Ethereum: por que essa criptomoeda que merece ser observada?

Autor Convidado

Governo Lula quer taxar as criptomoedas: entenda

Márcia Alves

Empresa de Trump tem prejuízo de quase US$ 60 bi em 2023

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário