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4 dicas para evitar fraudes durante suas compras on-line

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Sempre avalie a segurança do site de compras e comentários dos consumidores; veja outras dicas

A melhor maneira de aproveitar as ofertas e evitar problemas futuros é ficar longe de golpes e fraudes. A seguir, confira algumas dicas para não cair em golpes e fazer as compras com segurança.

Fique de olho na reputação da loja e leia os comentários de consumidores

Quando for realizar uma compra é sempre importante que você avalie a reputação da loja. Ela é conhecida? No caso de lojas online, ela também possui uma loja física? Quais são os comentários de outros compradores? Há relatos de consumidores satisfeitos com a compra? Estas perguntas podem evitar um potencial golpe.

Sites como o portal Reclame, desenvolvido pelo grupo Euroconsumer, também podem ajudar na procura. Muitos comentários negativos e avaliações baixas são um alerta e devem ser considerados na hora da compra.

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Verifique se o site é seguro

É muito importante que você confira o domínio do e-commerce antes de finalizar uma compra. Caso haja erros de português básico e a ausência de um cadeado ao lado da URL, é melhor não confiar no site. Os selos de segurança aparecem no rodapé da página e também contribuem para a confiabilidade da loja. Se você perceber algo estranho, é importante repensar e pesquisar mais sobre a loja.

Desconfie de preços muito baixos e ofertas

Muitos golpes são bem sucedidos porque oferecem preços baratos, ofertas imperdíveis e descontos muito grandes. Mas, o barato pode sair caro quando o consumidor efetua o pagamento e não recebe o produto, recebe com defeito ou com qualidade muito inferior.

Não forneça informações pessoais e financeiras em sites suspeitos

Caso você perceba que um site é suspeito, não forneça informações sensíveis como CPF, número do RG, endereço, telefone ou número de cartões de crédito e dados bancários.

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