Continua após o anúncio
O comércio internacional dominou as manchetes globais recentemente. Muitas das discussões se concentraram na ameaça de uma guerra comercial, nas tarifas e na saúde da ordem global de comércio. Embora extremamente importantes, essas conversas estão perdendo um lado mais brilhante do comércio internacional – como as tecnologias inovadoras na Quarta Revolução Industrial estão transformando o comércio, tornando os processos mais inclusivos e eficientes.
A ruptura tecnológica não é nova para o sistema de comércio global. A revolução da energia a vapor conectou o mundo como nunca antes. A invenção dos contêineres de transporte lançou as bases para a globalização. Mais recentemente, tecnologias como o Reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para ler números de contêineres, identificação por radiofrequência (RFID) e códigos QR para identificar e rastrear remessas e digitalização básica de documentos comerciais melhoraram a confiabilidade e a eficiência do comércio internacional.
Ao mesmo tempo, de acordos comerciais escritos antes do comércio digital, transações que acompanham uma grande quantidade de trabalho em papel, ao comércio de financiamento que ainda depende de métodos bancários tradicionais, o sistema de comércio global não conseguiu tirar proveito das tecnologias de ponta que poderia tornar o comércio mais eficiente, mais inclusivo e menos oneroso.
A boa notícia é que podemos estar à beira da mudança. Diferentes tecnologias em diferentes partes do ciclo de vida de adoção de tecnologia, quando combinadas, poderiam fundamentalmente mudar a forma como os recursos são alocados e o comércio internacional opera. Os governos e as empresas precisam entender as tendências atuais para se manterem à frente da curva.
Aqui estão as 5 tecnologias que irão interromper o comércio global:
Índice de conteúdo
1 – Blockchain
As tecnologias de contabilidade distribuída baseadas em blockchain e a própria blockchain podem ter um tremendo impacto na cadeia de fornecimento do comércio global. Organizações comerciais como a Câmara de Comércio e Indústria de Dubai também lançaram uma iniciativa para alavancar a tecnologia blockchain para tratar de questões de comércio global, como altos custos e falta de transparência e segurança.
Além de tornar a movimentação de mercadorias mais eficiente e confiável, as soluções baseadas em blockchain estão prejudicando o financiamento do comércio mundial. Por exemplo, a blockchain está sendo usada para simplificar o longo e tedioso processo de obtenção de uma Carta de Crédito (LoC), um mecanismo de pagamento usado no comércio internacional.
2. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
A Inteligência Artificial e o Aprendizado de Máquina podem ser usados para otimizar as rotas de envio comercial, gerenciar o tráfego de embarcações e caminhões nos portos e traduzir as consultas de pesquisa de comércio eletrônico de um idioma para outros idiomas e responder com o inventário traduzido.
Mais do que ganhos de eficiência e melhores serviços ao consumidor, a inteligência artificial também está sendo usada para tornar o comércio global sustentável. Por exemplo, o Google lançou o Global Fishing Watch em 2016, uma ferramenta em tempo real que usa o aprendizado de máquina para combater a pesca ilegal, fornecendo uma visão global das atividades de pesca comercial com base nos movimentos de navios e dados de satélite. Pode ser usado por governos e outras organizações para identificar comportamentos suspeitos e desenvolver políticas sustentáveis.
3. Criptomoedas
As “moedas virtuais” ou criptomoedas como são chamadas, estão ajudando a países a evitarem sanções dos EUA, tal como o Irã, que recentemente anunciou a criação de uma criptomoeda nacional. Primeiramente porque é uma revolução econômica semprecendentes, a chamada revolução do dinheiro digital, onde facilitará acesso a pagamentos globais custando centavos de taxa, sem fronteiras e feitos quase instantâneamente, muito difirente das taxas exorbitantes e burocracia de bancos e instituições financeiras tradicionais.
4. Impressão 3D
O setor de impressão 3D por enquanto ainda está fora do comércio global. Há estudos que prevêem que, uma vez que a impressão 3D de alta velocidade seja adotada em massa e barata o suficiente, o comércio global pode diminuir em até 25%, já que a impressão 3D exige menos mão de obra e reduz as necessidades de importação. Outros argumentam que tais visões são otimistas demais e não levam em conta a complexidade e a realidade da manufatura em massa. Independentemente das posições, o impacto da impressão 3D no comércio global é real, especialmente à medida que métodos mais rápidos e baratos de impressão 3D se tornam disponíveis.
5. Pagamentos mobile
Do Apply Pay ao Alipay para o M-Pesa, os pagamentos mobile estão transformando a maneira como vivemos e conectando mais pessoas às oportunidades de mercado. De acordo com o Banco de Dados de Inclusão Global do Banco Mundial, o número de pessoas que obtiveram acesso a contas bancárias aumentou 20% entre 2011 e 2014, e as contas de dinheiro móvel foram um grande impulso para a inclusão financeira, especialmente nas economias emergentes.
Por exemplo, na África Subsaariana, 12% dos adultos (64 milhões de adultos) têm contas em aplicativos desmartphone (em comparação com apenas 2% em todo o mundo), e 45% deles têm apenas uma conta mobile. À medida que a população recém-contratada fica conectada a pagamentos mobile, será muito mais fácil para eles participar do comércio global, seja como consumidores ou empresas.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.