Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

8 estatais poderão ser privatizadas em 2021, confira

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Governo estima conseguir realizar leilões de desestatização de 8 estatais no ano que vem – 2021. Dessa forma, somam-se à lista os Correios e a Eletrobras (ELET3), que já estavam na mira do ministro da Economia Paulo Guedes.

Entretanto, os dois certames ainda dependem da aprovação do Congresso para seguirem adiante. Além disso, piorando o andamento do processo, o Governo ainda nem enviou o projeto de lei que permitirá a desestatização dos Correios ao Legislativo.

De acordo com Martha Seillier, secretária do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o Governo encaminhará o texto nos “próximos dias”. Ademais, disse que o “PL dos Correios é importante para atrair parceiro privado”.

Tratando-se da Eletrobras (ELET3), a secretária disse que o processo de capitalização é prioridade para o Governo. Segundo Martha, “a empresa não participa de leilões há anos”, e complementou dizendo que “não abriremos mão do objetivo para a Eletrobras”.

Para o Governo, a expectativa é de que as privatizações – da Eletrobras e dos Correios – ocorram no trimestre de 2021. Além disso, também espera realizar leilões de desestatização da Emgea, Ceasaminas, Porto de Vitória (Codesa), Nuclep, Trensurb e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Leia mais  Vale a pena usar o FGTS para comprar ações da Eletrobras (ELET3; ELET6), na sua privatização?

Por fim, para o ano de 2022 – ano de eleição presidencial – o Governo prevê a desestatização da Serpro, Dataprev e Telebrás.

Desestatizações

O Ministério da Economia possuía 126 projetos no PPI, como por exemplo – além dos citados – Casa da Moeda e parte da Infraero.

Dessa forma, com a ampliação da lista nesta quarta-feira, 2, o número passa para 2021 projetos. De acordo com o Ministério, estima-se uma geração de R$ 367 bilhões em investimentos.

Paulo Guedes havia dito que em seus planos para 2020 constavam a privatização da Eletrobras, Correios, Porto de Santos e Pré-Sal Petróleo S/A. Todavia, nenhuma delas foi feita.

Assim sendo, no mês passado, o ministro afirmou estar “bastante frustrado” por não ter conseguido vender nenhuma empresa nesses quase dois anos de governo.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Novo emprego Paulo Guedes: ex-ministro se tornará sócio da Legend, gestora do mercado financeiro
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Privatização da Sabesp aprovada em 1ª votação na Câmara de SP

Paola Rocha Schwartz

Sabesp (SBSP3): Ações em alta com perspectivas de privatização

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar atinge máxima em seis meses com tensões no Oriente Médio

Rodrigo Mahbub Santana

Conta de luz subirá com subsídio de Lula: entenda

Rodrigo Mahbub Santana

Ex-presidente da Petrobras defende privatização da estatal

Rodrigo Mahbub Santana

Correios tem prejuízo de R$ 597 milhões em 2023, aponta relatório

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário