Continua após o anúncio
O cenário de alta de juros pode ser uma dificuldade para a indústria de fundos imobiliários. Contudo, gestores da XP Asset afirmam que há oportunidades de médio e longo no segmento.
“A foto que temos hoje é que o ambiente para fundos imobiliários está mais desafiador, sem dúvida. Com os juros altos, tem fuga de ativos listados em Bolsa, como ações e também os fundos imobiliários. A turma acaba fugindo para renda fixa. Mas os fundos imobiliários são mais defensivos.”
disse Andre Masetti, gestor de fundos estruturados da XP Asset.
De acordo com ele a deterioração da situação macroeconômica, principalmente no que tange a inflação, obrigaram o Banco Central a puxar os juros. Além disso, atribuiu a deterioração a reforma fiscal onde “o único objetivo do governo não era uma reforma bem feita, mas uma reforma às pressas […], para liberar recursos para o auxílio emergencial e ajudar na reeleição”, disse ele.
Além disso, Pedro Carraz, gestor de fundos imobiliários de ativos reais da XP Asset, afirma que a indústria imobiliária é feita de ciclos. Dessa forma, momentos de estresse geram oportunidades de compra. Ademais, pontuou que o segmento é essencial para uma diversificação de portfólio. De acordo com ele, seguem as oportunidades no setor de galpões, mas também há nos segmentos de shopping e lajes industriais.
“Nossa visão muito clara é que o setor de shopping vai continuar existindo. A quantidade de área bruta locável é muito adequada ao tamanho do país. Nossos shoppings são muito bem localizados, próximos aos grandes centros de consumo e de renda. E estão muito bem preparados para a concorrência do e-commerce.”
disse Carraz.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.