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A Embraer (EMBR3) informou que assinou um pedido firme para conversão até de 10 E-Jets em aeronaves cargueiras com um cliente “não-divulgado”.
Nesse sentido, segundo a fabricante brasileira, as aeronaves virão da atual frota de E-Jets deste cliente, com entregas a partir de 2024.
Desse modo, este é o primeiro contrato firme para a conversão de E-Jets, sendo o segundo acordo para esse tipo de operação.
Diante disso, em maio, a Embraer e a Nordic Aviation Capital (NAC) anunciaram um acordo para ter até 10 posições de conversão para os jatos E190F/E195F.
“As conversões para cargueiros dos E-Jets da Embraer oferecem desempenho e economia superiores no segmento – os E-Jets cargueiros terão mais de 50% de capacidade de volume, três vezes mais alcance que grandes turboélices de carga e custos operacionais até 30% menores do que aeronaves narrowbodies”
destacou a empresa
Assim, as conversões para cargueiro serão realizadas nas instalações da Embraer no Brasil e incluem: porta de carga dianteira principal; sistema de movimentação de carga; reforço do piso; barreira de carga rígida (RCB, na sigla em inglês) – barreira 9G com porta de acesso; sistema de detecção de fumaça de carga (compartimento de carga do convés principal classe E); alterações no Sistema de Gestão do Ar (arrefecimento, pressurização, etc); remoção de interior e provisões para transporte de materiais perigosos.
Embraer (EMBR3) amplia centro de serviços em Sorocaba
A Embraer (EMBR3) duplicou a área útil de seu Centro de Serviços em Sorocaba (SP). Isto é, com vistas a acompanhar principalmente o avanço da aviação executiva no Brasil.
Assim sendo, a expansão do centro, inaugurada em cerimônia na tarde de ontem, demandou investimentos de cerca de R$ 10 milhões.
“É um crescimento natural, em especial por causa do crescimento das vendas de jatos executivos”,
diz o presidente da Embraer Serviços e Suporte, Johann Bordais
Dessa forma, a consistente entrega de jatos executivos durante a pandemia de covid-19 e a crescente utilização da frota, explica o executivo, contribuíram para a decisão de seguir adiante com o projeto.
Diante disso, aberto há oito anos, o centro no interior paulista passa a contar com área útil de 40 mil metros quadrados e quatro hangares.
Isto é, três dedicados a serviços de manutenção, reparo e revisão de componentes de aviões da Embraer.
Dessa maneira, considerando-se também os atendimentos em Gavião Peixoto (SP), o número de manutenções executadas pela companhia ao ano gira em torno de 600.
Assim sendo, a previsão é que esses atendimentos cresçam a uma taxa de 5% a 10% ao ano.
Dessa maneira, com a expansão, o centro no interior paulista está dimensionado para atender à demanda futura e a receber aeronaves maiores, incluind o KC-390 Millennium.
Nesse sentido, em Sorocaba, o centro da Embraer oferece desde serviços de manutenção e reforma até atendimentos aeroportuários. Isto é, com oficinas homologadas para diferentes componentes aeronáuticos.
Assim, a unidade também está apta modificar jatos, incluindo a conversão dos Legacy 450 em Praetor 500.
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