Continua após o anúncio
Há diversas profissões na área dos investimentos que vem ganhando destaque no mercado. Dentre elas, temos o analista de investimentos. Você sabe como se tornar um analista de investimentos?
Normalmente, as pessoas acabam procurando mais a profissão como agente autônomo de investimento. Porém, o analista também vem ganhando força e pode ser uma ótima opção para aqueles que procuram uma profissão na área do mercado de capitais.
Índice de conteúdo
O que é analista de investimentos?
O analista de investimentos vai fazer pesquisa sobre novos investimentos, análises de empresas, estudos referentes ao mercado financeiro e demais atividades similares.
Portanto, estamos tratando de uma profissão onde a pessoa precisa gostar de investimentos para conseguir se tornar um profissional melhor.
O estudo dos ativos pode se dar por meio da leitura de gráficos, como uma referência maior da análise técnica, ou grafista.
Existem também os analistas que vão mais para uma orientação fundamentalista, onde as informações são captadas por meio dos estudos sobre determinada empresa e seus fundamentos.
Além das notícias diárias referentes à economia interna e externa. O analista de investimento precisa estar por dentro das notícias.
Vale destacar que há analistas que se utilizam tanto da análise fundamentalista quanto da técnica para fundamentar seus estudos.
Por meio de seus estudos, o analista terá condições de orientar os seus clientes a tomar as melhores decisões a respeito dos investimentos, sempre respeitando o seu perfil.
Como se tornar um analista de investimentos?
Para se tornar analista de investimentos, o profissional terá que fazer uma prova da APIMEC e ser aprovado.
Há três certificações que podem ser alvo do analista, elas são:
- CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento);
- CNPI-T (Certificado Nacional do Profissional de Investimento Técnico);
- CNPI-P (Certificado Nacional do Profissional de Investimento Pleno).
A primeira certificação se dá para os profissionais que vão para área fundamentalista, já o segundo é para aqueles que vão seguir a linha técnica. Por último temos os analistas que vão mesclar as duas áreas.
Os testes são feitos nos centros de testes da FGV. Vale destacar que o profissional não precisa ter pós-graduação. Somente o ensino médio completo já é o suficiente para pleitear seu certificado junto a APIMEC.
O que faz um analista de investimentos?
Ao conquistar sua certificação e conseguir uma vaga de trabalho em alguma instituição financeira, o analista vai dar início aos seus estudos sobre o mercado financeiro na busca de boas opções de investimento.
Qual a formação do analista de investimentos?
Geralmente as pessoas associam os analistas de investimentos, ou outros profissionais da área com economistas, mas isso não é verdade.
Tanto agentes autônomos quanto analistas de investimentos não precisam contar com diplomas de pós-graduação.
Esses profissionais precisam das certificações para cada uma de suas atividades. Por isso, o analista de investimentos deve procurar uma dessas três certificações:
- CNPI (analista técnico);
- CNPI-T (analista fundamentalista);
- CNPI-P (profissional que soma as duas escolas de análises).
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.
1 comentário
Para ser analista cnpi deve ter ensino superior em qualquer área desde que reconhecido pelo MEC. O texto menciona possuir apenas ensino médio o que está equivocado essa escolaridade é exigida para agentes autônomos ou cpa 10 e 20.