Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Guias Notícias

Renda Fixa: O que é RDB? Rende mais que CDB?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

De fato, os investidores podem escolher entre o CDB e o RDB no mercado de renda fixa. Desse modo, é interessante saber a diferença entre eles e entender qual dos dois consegue trazer uma maior rentabilidade.

Assim, será possível aprender o funcionamento de cada um deles e como o dinheiro investido renderá. Então, vamos conhecer esses dois tipos de investimentos e verificar qual é a melhor opção.

RDB rende mais do que o CDB

Em resumo, o RDB (Recibo de Depósito Bancário) consiste em um título em renda fixa que apresenta baixos riscos. Além disso, a sua rentabilidade consegue ser bem maior ao do CDB (Certificado de Depósito Bancário).

Nesse sentido, ele ainda recebe a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) e funciona a longo prazo. Assim, o total aplicado e o período definirão quanto de retorno o investidor terá futuramente.

Dessa forma, esses tipos de títulos são emitidos pelas instituições financeiras que buscam obter dinheiro para suas necessidades. Então, para definir se o RDB é melhor que o CDB é preciso realizar algumas comparações.

Leia mais  Guia do Investidor lança ferramenta comparadora de ações

Por certo, os dois títulos são considerados de renda fixa e possuem riscos baixos. Além disso, são emitidos pelas instituições financeiras, tais como:

  • Bancos
  • Financeiras
  • Cooperativas (crédito)

Entretanto, o RDB é resgatado na data do seu vencimento, enquanto o CDB possui retorno antes do vencimento. Desse modo, uma outra diferença é que os RDBs são intransferíveis/inegociáveis, enquanto os CDBs podem ser negociados no mercado secundário.

Então, é possível chegar a conclusão de que os títulos RDB conseguem um melhor rendimento por serem de longo prazo. Devido ao fato dele não ter liquidez diária isso faz toda a diferença frente o CDB.

Por fim, ele é atrelado ao CDI, a Selic e ao IPCA e a tendência é de bom rendimento. Dessa forma, se torna uma ótima opção para quem pretende investir em um período mais longo.


Leia mais  O CDI rende mais que o Ibovespa?
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Selic só deve cair em meados de 2025, defende Goldman

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa inicia com alta com maioria dos ativos em ganhos

Paola Rocha Schwartz

Campos Neto diz que Selic a 10,5% é “suficientemente alta”

Paola Rocha Schwartz

O “cobertor curto” da economia brasileira em 2024

Autor Convidado

Taxa Selic é mantida em 10,5% ao ano

Márcia Alves

Selic deve ficar em 10,50% neste ano, afirmam economistas

Guia do Investidor

Deixe seu comentário