Continua após o anúncio
São 11 meses seguidos de alta. Turismo e Transporte, Postos de Gasolina e Bares e Restaurantes estão entre os destaques.
As vendas no Varejo em setembro de 2022 cresceram 0,3%, descontada a inflação, em comparação com igual mês de 2021. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apresentou alta de 13,0%.
Os efeitos de calendário beneficiaram o resultado. Isso ocorreu porque houve uma sexta-feira a mais, dia em que as vendas costumam ser mais intensas, e uma quarta-feira a menos, data em que o comércio está menos aquecido, que em setembro de 2021. Além disso, o feriado da Independência caiu numa quarta-feira neste ano.
No ano passado havia caído numa terça-feira, um feriadão, com menos movimentação do comércio. Sem considerar esses efeitos, o Varejo apresentou crescimento nominal de 12,5%. Na comparação deflacionada, houve retração nas vendas foi de 0,2%.
Na opinião de Diego Adorno, gerente de Produtos de Dados da Cielo, o comércio continua em recuperação, mas num ritmo menor que nos meses anteriores. Uma das razões está no setor de Postos de Gasolina:
“[O setor de Postos de Gasolina] já vinha de um desaceleração e apresentou uma queda em setembro em relação ao mesmo mês de 2021. É um reflexo de dois fatores: da redução recente do preço dos combustíveis e de uma base comparativa mais forte, em setembro de 2021, que vinha de um processo de afrouxamento de quarentena”
afirma Adorno.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, apontou alta de 7,17% no acumulado dos últimos 12 meses, com deflação de 0,29% em setembro. A retração nos preços verificados no grupo de Transportes foi a que mais contribui para a deflação.
Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 10,7% em setembro, desacelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.
ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.