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Fitch Ratings eleva o Rating do Agibank para A-(bra)

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O Agibank anuncia que a Fitch Ratings, agência especializada em classificação de riscos, elevou o rating da instituição de ‘BBB+(bra)’ para ‘A-(bra)’, com Perspectiva Positiva.

A Fitch destaca no relatório que a elevação de ratings retrata principalmente o fortalecimento do seu perfil de negócios e na recorrente melhora de indicadores de rentabilidade e qualidade de crédito. A Manutenção da Perspectiva Positiva reflete a expectativa da agência de que o perfil financeiro do Agibank, principalmente os indicadores de qualidade de crédito, continuará evoluindo rumo ao dos pares domésticos com classificação mais alta.

“Este é nosso segundo upgrade ainda nesse trimestre e recebemos como reconhecimento das fortalezas que construímos nos últimos anos. Atingimos uma condição de crescimento sustentável aliada à rentabilidade que é fruto do nosso direcionamento estratégico, baseado em fatores como o relacionamento próximo com o cliente em canais próprios, crescimento dos canais digitais, uma gestão de ativos e passivos assertiva para o perfil da nossa carteira de crédito, austeridade e disciplina em custos, além da monetização saudável da nossa base de clientes via crédito, seguros e serviços pensados para esse público” comenta Thiago Souza Aor, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores do Agibank.

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Além da qualidade da carteira de crédito e fortalecimento do perfil de negócios, outros fatores avaliados pela agência na elevação dos ratings foram a rentabilidade crescente, capitalização e perfil de risco, e diversidade de funding e liquidez.

Com quase 900 lojas distribuídas em todo o Brasil e mais de 5 milhões de clientes totais, o Agibank registrou crescimento de 48% da carteira de crédito no último ano, atingiu um ROE de 29,6% no segundo trimestre de 2023, com melhora dos níveis de inadimplência – com carteira em atraso acima de 90 dias de 4,5% – e ainda manteve níveis confortáveis de liquidez e capital, com Índice de Basileia de 14,3%.

“Os upgrades contribuem para seguirmos escalando nosso negócio e nos posicionar próximo de players que estão consolidados nesse mercado há muitos anos. Com esses ganhos, temos cada vez mais alternativas para fazer o dia a dia de todas as nossas pessoas – clientes, colaboradores e acionistas – melhor”, reforça Thiago.

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