Continua após o anúncio
Pesquisa revela que 36% dos entrevistados compram mensalmente no e-commerce, devido ao fácil acesso às plataformas.
O número de brasileiros que realizam compras online vem crescendo nos últimos anos. Segundo o estudo do IAB Brasil em parceria com a Offerwise, “Comportamento de compra online”, com 1500 pessoas, 85% dos consumidores já utilizaram o e-commerce. Do total, 48% afirmam adquirir mais itens pela internet do que em lojas físicas e 28% usam ambos canais.
A pesquisa aponta que 36% dos entrevistados compram mensalmente no digital, devido ao fácil acesso às plataformas, que permitem um maior entendimento sobre os produtos, como preços e promoções. Entre os bens mais adquiridos pelos consumidores estão: vestuário e moda (57%), eletrônicos (45%), cuidados pessoais (42%) e decorações (40%).
Para o Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor de novos negócios da Multimarcas Consórcios, o crescimento das compras no e-commerce é resultado da digitalização e modernização dos serviços financeiros.
“Os meios de pagamentos digitais oferecem uma maior praticidade ao consumidor brasileiro, que otimizam o seu tempo com compras online. O digital tem sido um grande aliado na busca por melhores preços e oportunidades”, explica.
Os anúncios online são eficazes para os compradores, já que o estudo destaca que 56% dos consumidores clicam neles para conseguirem mais informações do produto e 49% buscam avaliações e opiniões sobre o item. Entre os itens mais atrativos das propagandas estão frete grátis (71%) e promoções (70%).
Lamounier ressalta que compras por impulsos devem ser evitadas: “Este hábito pode ser tentador, mas proporciona consequências negativas às suas finanças pessoais. Antes de fazer uma compra significativa, reflita sobre a necessidade real do item e espere alguns dias para ver se é realmente algo que você precisa”.
Os sites e aplicativos de marketplaces de grandes varejistas lideram na finalização da compra representando 71%, seguido de aplicativos de delivery e plataformas internacionais (35%) e sites de moda e vestuário (33%).
“Fraudes, sites falsos e esquemas de phishing tornaram-se mais recorrentes. É essencial que, ao buscar pelas melhores ofertas, os consumidores estejam preparados para identificar e evitar possíveis golpes, garantindo uma experiência de compra online segura”, alerta o especialista Jonathan Arend, Principal Consultant de Cybersecurity da keeggo, consultoria de tecnologia.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.