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- Varejistas de moda preveem aumento nas vendas em 2024 devido à redução das taxas de juros e controle da inadimplência.
- Serviços financeiros são impulsionadores chave das receitas, destacando-se o C&A Pay da C&A.
- Participação do C&A Pay nas vendas aumentou para 22%, impulsionando o crescimento da receita.
- Desenvolvimento do C&A Pay resultou em despesas significativas para lidar com inadimplência, gerando um resultado negativo no segmento financeiro.
- Lojas Renner e Guararapes também estão expandindo suas ofertas de serviços financeiros para impulsionar receitas e fidelidade do cliente.
Os varejistas de moda estão vislumbrando um horizonte mais promissor em 2024, à medida que deixam para trás os períodos adversos enfrentados nos últimos anos, marcados por quedas nas vendas em decorrência da pandemia e, mais recentemente, pela alta das taxas de juros. Agora, o cenário se mostra distinto, com projeções de incremento nas vendas para este ano, impulsionadas pelo ciclo de redução das taxas de juros e pela eficaz gestão dos índices de inadimplência entre os clientes.
Esse cenário favorável é particularmente influenciado pelos serviços financeiros oferecidos pelas empresas do setor, os quais não apenas prometem resultados financeiros mais sólidos para gigantes como Lojas Renner (LREN3), C&A (CEAB3) e Guararapes (GUAR3), detentora da Riachuelo, mas também contribuem para o aumento da frequência de compras, com tíquetes médios mais robustos.
No ano precedente, os serviços financeiros se mostraram como um grande impulsionador de receitas para a C&A, totalizando R$ 356,6 milhões, representando um crescimento substancial de 38,5%. Esse crescimento é atribuído, em parte, ao C&A Pay, um aplicativo que oferece aos consumidores acesso a crédito digital para realizar compras e pagamentos nas lojas da varejista.
A participação desse meio de pagamento no total das vendas cresceu consideravelmente, atingindo 22%, em comparação com os 13% registrados no ano anterior. Quando se inclui o cartão de crédito oferecido em parceria com a Bradescard, essa fatia sobe para 26%. No entanto, é importante ressaltar que os ganhos provenientes do C&A Pay ficam exclusivamente com a varejista, assim como o ônus relacionado ao risco operacional.
Apesar dos benefícios evidentes, o crescimento do C&A Pay, que alcançou sua marca de dois anos, não está isento de desafios. O aumento da base de clientes utilizando esse serviço também acarreta em maiores despesas para a construção de um colchão de provisões destinado a lidar com a inadimplência. Como resultado, o segmento de serviços financeiros da C&A registrou um resultado final negativo de R$ 80,4 milhões no ano passado, quase quadruplicando o valor registrado em 2022.
“Na C&A, o desempenho de vendas permanece forte em todas as formas de pagamento, mas notamos que a crescente carteira de crédito da empresa continuou a ajudar e a apoiar as vendas garantidas por financiamento ao consumidor, antes das vendas de cartão de crédito, garantidas por terceiros”
Avaliação, em relatório, de analistas do Santander.
Esse panorama não é exclusivo da C&A. Outras empresas do setor, como Lojas Renner e Guararapes, também estão observando um aumento na importância dos serviços financeiros em seus resultados. A Lojas Renner, por exemplo, tem buscado expandir suas ofertas de serviços financeiros, incluindo o lançamento de um cartão de crédito próprio.
Além disso, a Guararapes, através de sua subsidiária Riachuelo, tem investido em estratégias semelhantes, visando diversificar sua base de receitas e fortalecer a fidelidade dos clientes. Com uma abordagem mais robusta em serviços financeiros, essas empresas esperam não apenas impulsionar suas receitas, mas também solidificar sua posição no competitivo mercado de varejo de moda.
Em síntese, o cenário positivo projetado para as vendas de varejo de moda em 2024 está intrinsecamente ligado à crescente importância dos serviços financeiros oferecidos pelas empresas do setor. Apesar dos desafios relacionados à gestão de riscos e despesas associadas, esses serviços estão emergindo como um diferencial estratégico crucial, prometendo impulsionar não apenas as receitas, mas também a fidelidade do cliente e a competitividade das empresas no mercado.
Panorama do varejo
Riachuelo / Midway Financeira:
- Receita líquida de R$ 2,2 bilhões para a Guararapes, alta de 2,5% comparado a 2022.
- Lucro de R$ 22,6 milhões em 2023, em contraste com prejuízo de R$ 50,8 milhões em 2022.
- Aumento da participação das vendas com juros e receitas com outros produtos, como seguros.
- Melhora nas despesas com recuperação de créditos.
- Provisões para perdas cresceram 9,7% no ano, mas no quarto trimestre, caíram 10,6%.
- Inadimplência elevada: 18,4% em cartão de crédito e 28,9% em empréstimos pessoais.
Lojas Renner / Realize:
- Receita de R$ 1,8 bilhão para a financeira Realize, aumento de 15,8%.
- Maior parte da receita veio dos cartões com bandeira.
- Reversão de lucro para prejuízo de R$ 95,8 milhões em 2023.
- Expectativa de melhora para 2024, incluindo ajuste no modelo de concessão de crédito, juros menores e o programa Desenrola do governo federal.
- Analistas do Bank of America acreditam em progresso no segmento de crédito ao consumidor da Renner, com um modelo mais assertivo e menor concorrência das fintechs.
Ambas as empresas, Riachuelo e Lojas Renner, apresentam sinais de recuperação e expectativas de melhoria em relação aos resultados financeiros de suas operações de crédito ao consumidor, apesar dos desafios enfrentados, como a inadimplência elevada e a necessidade de ajustes nos modelos de concessão de crédito.
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