Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

B3 aumenta taxas de operação para minicontratos de índices

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A bolsa de valores oficial do Brasil corrige taxas operacionais e altera o mercado de ações; empresas protestam alegando prejuízo contra pequenos acionistas.

A B3 (B3SA3), eleva tarifas correspondentes à minicontratos de índice e dólar. Esta ação, provoca maiores despesas. Ou seja, pessoas físicas e jurídicas serão prejudicadas durante suas movimentações financeiras.

Por consequência, acionistas que aplicam valores inferiores, terão custos superiores. Em contrapartida, aqueles que investem altas quantias, não pagarão números equivalentes.

Reação

O BR Advisors, escritório credenciado à XP Investimentos, uniu-se à Blue Star Invest, para protestar contra o reajuste. Em petição, alegam que corretoras buscam sempre oferecer baixos custos aos seus clientes, já a bolsa enxerga oportunidade e aumenta taxas.

Leia mais  Grana no Bolso: B3, Localiza e Movida pagarão dividendos

Neste caso, as empresas manifestam que somente instituições influentes serão beneficiadas. Além dos robôs (HFT) que operam frequentemente através de algoritmos.

Por outro lado, a B3 afirma que, em 2018, já havia anunciado a correção. E ainda complementa, argumentando que as principais características de tarifação foram efetivadas há aproximadamente sete anos.

Portanto, em nota divulgada, a bolsa confirma alterações relacionadas ao mercado e seus investidores. E ainda menciona o aumento do volume e da participação de minicontratos.

Eles informam que o Ibovespa (IBOV) saiu de 19% em 2011 e avançou para 85% em 2018. Desta forma, a diferença foi de 347 pontos percentuais, enquanto o mini dólar saltou 6.823 pontos.

Além disso, a B3 esclarece dúvidas equivalentes à nova proposta. Segundo a organização, foram criadas confusões referentes às faixas de preço por volume. Nas quais perdem a produção e repassam para investidores.

Para ela, ocorreram deturpações frente o preço desalinhado em relação ao mercado internacional. Como também, ao consumo de infraestrutura desproporcional à geração de receita.

“Diante disso, a B3 revisou a tarifação dos produtos referenciados em dólar dos Estados Unidos e em Ibovespa. Visando assim solucionar as distorções descritas”, finaliza o documento.

Leia mais  Wall Street opera com cautela aguardando o payroll; Ibovespa cai após corte na Selic

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar cai ao menor nível em 20 dias

Rodrigo Mahbub Santana

EQI: Adiamento de Cortes nos EUA Abala Mercado de Investimentos

Rodrigo Mahbub Santana

Qual título do Tesouro Comprar em Maio? Confira;

Rodrigo Mahbub Santana

Renner abre quatro novas lojas em Abril

Márcia Alves

Bradesco reporta queda de 1,6% em seu lucro líquido no 1T24

Márcia Alves

Ibovespa inicia em alta junto ao desempenho positivo de Vale

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário