Setor elétrico

WEG (WEGE3) aposta em BESS e anuncia nova fábrica em SC

Projeto amplia capacidade e reforça posição na transição energética.

weg resultado 3t21
weg resultado 3t21
  • Nova fábrica de BESS será construída em Itajaí (SC)
  • Capacidade sobe para até 2 GWh/ano
  • Projeto reforça a estratégia de transição energética da WEG

A WEG (WEGE3) anunciou a construção de uma nova fábrica em Itajaí (SC) voltada à produção de sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS).

O investimento amplia a presença da companhia em um segmento estratégico, impulsionado pela expectativa de leilão inédito do governo federal para contratação desses sistemas no setor elétrico.

Capacidade e cronograma do projeto

A nova planta elevará a capacidade produtiva da WEG em BESS para até 2 GWh por ano.

Ademais, as obras começam em breve e a conclusão está prevista para o segundo semestre de 2027, reforçando o plano de expansão de médio prazo.

Desse modo, o projeto contará com financiamento de R$ 280 milhões do BNDES, por meio do programa Mais Inovação.

Estratégia e impacto para a empresa

Segundo a companhia, a unidade será a mais moderna do país no segmento de armazenamento de energia.

Além disso, o movimento fortalece o posicionamento da WEG em soluções para transição energética, área vista como vetor estrutural de crescimento.

Com isso, a empresa amplia sua exposição a projetos de estabilidade do sistema elétrico, geração renovável e eletrificação.

Luiz Fernando

Graduado pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.

Graduado pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.