Continua após o anúncio
Foi ligado um sinal de alerta na América latina. De acordo com o banco central do país, a economia do Chile despencou 14% em abril quando comparado com o mesmo mês em 2019.
De acordo com as autoridades chilenas, essa foi a pior queda desde que os registros começaram. Contudo vale destacar que o resultado foi pior que o esperado pelas projeções do analistas. Que no pior caso indicava uma queda de 10%.
Segundo o índice de atividade econômica do banco central do país. A economia caiu 8,7% em relação ao mês anterior e caiu 12,4% em relação ao ano passado.
De acordo com os dados, os resultados mostram que as restrições impostas pelo governo para o combate a pandemia de coronavírus no país com cerca de 18 milhões de pessoas, tiveram um resultado catastrófico para a economia. O Chile registrou quase 100.000 casos de COVID-19 e 1.000 mortes.
De fato as autoridades chilenas nunca implantaram um bloqueio total no país. Porém as medidas para impedir a propagação do vírus começaram em meados de março. A capital Santiago, onde vivem cerca de sete milhões de pessoas, foi submetida a um Lockdown completo duas semanas atrás.
Analistas acreditam que os números de maio devem ser ainda piores.
Economia chilena
De acordo com banco central do país a atividade de mineração caiu apenas 0,1% em abril, enquanto a atividade de não mineração caiu mais de 15%.
“Sendo assim, as atividades mais afetadas foram serviços e comércio e, em menor grau, construção e manufatura”, afirmou.
Educação, transporte, restaurantes e hotéis foram os serviços básicos mais atingidos. Antes do surto de coronavírus, as autoridades previam um aumento de 1,1% no PIB este ano. Porém recentemente os analistas do governo fizeram um ajuste que mostra uma queda entre 2,5 e 4,0%.
Bolsa chilena
A bolsa chinesa nesta terça-feira pediu aos participantes do mercado que atuem com racionalidade, nas negociações com futuros de minério de ferro. De fato esse é mais um pedido de alerta após os preços para a matéria-prima utilizada na fabricação do aço estarem sendo negociados por mais de $100 dólares por tonelada.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.