Continua após o anúncio
O terceiro maior varejista do Brasil, o Grupo Big, registrou ontem, 19, seu pedido de IPO. De acordo com o Grupo Big, os recursos serão usados para expansão, conversão e reformas de lojas no país. Além disso, informou que a operação terá o Itaú BBA, Bank of America, BTG Pactual, Credit Suisse, Bradesco BBI e J.P. Morgan como coordenadores.
A varejista possui várias marcas em seu portfólio, como: Sam´s Club, Superbompreço, Maxxi Atacado e Mercadorama. Dessa forma, pretende converter lojas de varejo em atacado e reformas lojas atuais. Entretanto, não só isso, pois também pretende investir em sistemas de TI, abrir novas lojas e ainda postos de gasolina.
A fixação do preço da oferta ainda será definida por coleta de intenção de investimentos (processo de bookbuilding)
Sobre o Grupo Big
O Grupo Big nasceu da aquisição de 80% das operações do Walmart Brasil pela gestora de fundos private equity Advent. Assim sendo, a oferta pública inicial também servirá para que os sócios Walmart e o FIP Momentum vendam suas participações na empresa.
De acordo com o documento de pedido do IPO, a companhia possui 389 lojas em 181 cidades e 18 estados. Além, é claro, do Distrito Federal. De janeiro a setembro desse ano, o Grupo Big tece uma receita líquida de R$ 15,7 bilhões, crescendo 5,36%. Portanto, a margem subiu de 1% no mesmo período do ano passado para 3,9% esse ano.
Por fim, vale dizer que a empresa terá fortes concorrentes na B3, como o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) e Carrefour (CRFB3). Além delas, é claro, o nosso Grupo Mateus (GMAT3), que fez seu IPO no último dia 13.
IPO
Nos últimos dias, o Guia do Investidor fez algumas coberturas dos processo de IPO que caminham na CVM. Leia sobre o IPO da Focus Energia e da Track & Field (esse com análise da Suno Research).
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.