Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Caixa quer dupla listagem do IPO do Caixa Tem

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Caixa Econômica Federal apresentou previsão de oferta inicial de ações (IPO) de seu banco digital Caixa Tem, considerando dupla listagem no Brasil e exterior.

A previsão foi feita por Pedro Guimarães, presidente da Caixa, após o presidente Jair Bolsonaro ter assinado projeto transformando em permanentes as contas digitais até então criadas apenas para o pagamento do auxílio emergencial.

Dessa maneira, a estratégia é rentabilizar o negócio que teve crescimento com a distribuição do auxílio durante a pandemia pelo coronavírus.

“Temos enormes vantagens comparativas em relação aos bancos digitais no mercado e quero aproveitar isso com uma listagem em 2021. Recebi convites para listar fora do Brasil e acho também possível fazer uma dupla listagem.”

Pedro Guimarães, presidente da Caixa para a Agência Reuters.

Dados do Caixa Tem

De acordo com Pedro Guimarães, cerca de 35 milhões a 40 milhões de pessoas devem ser clientes permanentes do banco digital. Nesse sentido, já estão incluídos beneficiários do Minha Casa, Minha Vida, do Bolsa Família e ainda empresas que recebam recursos do Pronampe.

Além disso, as contas também possuem integração ao sistema de pagamentos PIX que poderão permitir contratação de produtos de microcrédito e microsseguro.

Leia mais  RAIZ4: Ações da Raízen estreiam na Bolsa a R$ 7,40, vale a pena?

Ao mesmo tempo, o executivo também destaca que o negócio ajuda na redução de custos de atendimentos para as famílias de baixa renda.

“Temos a vantagem de ter 25 mil pontos de venda, que são as lotéricas, para dar apoio a uma população desbancarizada, o que nenhum outro banco digital tem no país”

Pedro Guimarães, presidente da Caixa.

Ao mesmo tempo que o executivo planeja capitalizar o Caixa Tem, ele irá aproveitar a oportunidade para vender uma parcela por meio do IPO.

Ainda assim, a operação depende da aprovação prévia do Banco Central.

Perspectivas futuras e fila de IPOs

Em relação ao futuro, o executivo projeta crescimento acelerado de usuários enquanto faz ampliação da base de pequenas empresas que receberam empréstimo do Pronampe . Dessa maneira, considerando os negócios com até 10 empregados, a expectativa é de aumento dos 200 mil para 500 mil clientes nos próximos anos.

Por fim, o banco digital da Caixa se une a uma fila de negócios com planejamento de IPO para 2021, começando pela Caixa Seguridade que cancelou listagem esse ano. Em seguida, está sendo considerada a oferta de IPO do negócio de loterias, que precisa de permissão do governo que é dono do monopólio. E em conclusão também se considera a subsidiária de cartões ELO e a gestora de recursos da Caixa para fazer IPO, por exemplo.

Leia mais  Banco PAN é confiável para investir? Veja análise

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Resumo do Dia: Venezuela se destaca no BRICS, Trump lidera, Caixa altera financiamento, Queda na gasolina e Preços-alvo reduzidos

Paola Rocha Schwartz

Chegando no limite: CAIXA impõe novas regras aos pedidos de financiamento imobiliário

Paola Rocha Schwartz

Cosan inicia IPO da Moove e planeja precificação em outubro

Paola Rocha Schwartz

Cosan fará IPO da Moove nos EUA

Márcia Alves

Shein aumenta preços antes da IPO para impulsionar receitas

Rodrigo Mahbub Santana

IPO da Shein deve sair esta semana: saiba mais

Márcia Alves

Deixe seu comentário