Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Bolsa brasileira ultrapassa os 4 milhões de investidores

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • A Bolsa brasileira (B3SA3) finalmente bateu a marca de 4 milhões de investidores;
  • Assim, o número marca o crescimento do mercado de capitais no Brasil. Desse modo, trazendo novas perspectivas para a população e as empresas;
  • Vários fatores colaboraram para a marca, como a queda histórica da taxa de juros. Além disso, vale lembrar da facilidade de entrada na bolsa;
  • No entanto, a Bolsa ainda tem muito a crescer, considerando a dimensão da população brasileira.

O marco importante foi alcançado na B3 (B3SA3), a bolsa de valores brasileira. O assunto bolsa de valores pode parecer uma tradição, mas investir no mercado de capitais ainda é um “Tabu” entre os brasileiros, mas isto está mudando. Confira os detalhes do crescimento da bolsa brasileira agora!

Leia mais  Ibovespa vai renovar máximas históricas?

Investir no mercado de capitais a cada dia se torna mais comum no Brasil. Pelo menos, é o que parecem mostrar os números. Afinal, a bolsa de valores brasileira bateu a marca de 4 milhões de investidores, segundo o último levantamento da B3. Atrair novos investidores nunca foi uma tarefa fácil para a B3. Afinal, o próprio conceito de investimento e educação financeira não passa pela cultura do povo brasileiro, mas esta resistência parece estar sendo quebrada aos poucos.

Um mercado mais maduro? O crescimento da Bolsa Brasileira

A melhora dos indicadores traduz bem o momento positivo que a bolsa de valores vem vivendo. Afinal nos últimos anos, vários fatores chegaram fortalecendo a entrada de novos investidores no mundo da renda variável. Assim, temos, por exemplo, a política econômica de redução da taxa de juros, que tirou grande parte do brilho dos investimentos em renda fixa. Há 10 ou 20 anos, investir para o futuro poderia se traduzir literalmente em comprar um imóvel. O mercado de ações vem ocupando a lacuna de um investimento de alta rentabilidade e sem muito esforço por parte do investidor.

Leia mais  Rebaixamento do rating dos EUA afeta bolsas em NY e Ibovespa tem cautela antes do Copom

Além disso, outro ponto que favorece a entrada de investidores na bolsa, são os novos métodos de entrada. Atualmente, “se tornar” investidor perdeu grande parte do “miticismo” existente por trás da ignorância. E a razão era bastante simples, a população não sabia “entrar” na bolsa. No entanto, a explosão de corretoras, casas de análises, bancos… Ou seja, a explosão de criação e de popularidade das plataformas de investimentos, trouxeram o investimento na bolsa para mais perto da realidade do brasileiro, assim, trazendo mais pessoas físicas para a bolsa.

O próprio movimento da bolsa brasileira ainda é recente, com a criação da B3, derivada da fusão das antigas BM&F Bovespa e Cetip, há cerca de apenas 4 anos. Desse modo, vimos o valor de mercado da bolsa dobrar — de R$ 40 bilhões para R$ 100 bilhões. E, além disso, o número de investidores multiplicou quase 6 vezes para chegar no patamar dos 4 milhões atuais.

O crescimento é ótimo e gradual, mas ainda está longe do que seria ideal para a dimensão do território brasileiro, com mais de 210 milhões de habitantes.

Leia mais  Volume total de depósitos elegíveis à garantia do Fundo Garantidor de Créditos tem aumento de 2,81% em março


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa inicia sem direção com variações de Vale e Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Dólar cai ao menor nível em 20 dias

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa inicia em alta junto ao desempenho positivo de Vale

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa fecha abril em queda devido a cautela antes de decisão do Fed

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa inicia em queda junto à Vale e Petrobras em negativas

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa sobe com Vale e Casas Bahia; Mercado de olho no Fed

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário