Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

A Reforma Tributária pode destruir sua carteira de Dividendos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • A Reforma Tributaria foi enviada para o Congresso;
  • Alíquota do Imposto de Renda deve sair dos 20% atuais, indo para 15%;
  • XP Inc. relata que a diminuição de 5% no IR, pode aumentar os lucros da empresa.

Depois do Ministério da Economia sinalizar várias vezes a reforma tributaria, dessa vez é verdade. O governo enviou sua reforma ao Congresso e, se isso passar, talvez possa destruir sua carteira de dividendos. Em troca disso, o governo promete aliviar alíquota do Imposto de Renda das empresas dos atuais 20% para 15%.

Mas será que isso é suficiente para suprir a taxação dos dividendos?

De acordo com a XP Investimentos, em relatório publicado nesta quarta-feira (30), com a diminuição de 5% no IR, os lucros aumentariam.

Com isso, o valor a ser distribuído para os acionistas aumenta também – lembrando que empresas brasileiras são obrigadas a distribuir, no mínimo, 25% dos seus lucros.”

Ressaltam os analistas Jennie Li e Fernando Ferreira.

“Apesar da reforma tributária ter um impacto negativo sobre as ações, principalmente no aspecto da tributação de dividendos como apontado acima, ainda é cedo para fazermos decisões precipitadas”, destacam.

Entretanto, o aumento da alíquota, os dividendos líquidos podem diminuir, segundo contas não tão complexas, entre 9% e 14%. Dessa forma rebatendo um impacto ao redor da bolsa de valores. Além disso, a tributação de dividendos tende desestimular empresas a pagar dividendos. Nesse sentido, as companhias podem optar por reinvestir o lucro adicional ao invés de distribuí-los.

Leia mais  Reforma Tributária e STF vão fazer ICMS subir em dez Estados

Carteira de Dividendos para julho, com ou sem reforma tributária

  • A Ágora investimentos divulgou sua carteira de dividendos para o mês de julho;
  • A carteira não conta com alterações em comparação com a carteira de junho;
  • Corretora acredita que a reforma tributária não terá impacto imediato nas ações, mas pode afetar a volatilidade dos ativos.

O governo brasileiro está dando seguimento a uma nova proposta de reforma tributária, mas como isso pode atingir seus investimentos?

Para ficar por dentro desse post, clique aqui e confira a carteira de dividendos para julho!


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Governo economizará 30% com gastos de TI
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Reforma tributária: cashback dá 50% do imposto na conta de luz

Paola Rocha Schwartz

Governo avalia cerimônia para segunda fase da reforma tributária

Paola Rocha Schwartz

Receita abriu consulta ao lote residual de restituição do IR

Márcia Alves

Como declarar saques do FGTS no Imposto de Renda?

Guia do Investidor

Prazo para Declaração Anual do MEI se aproxima do fim

Guia do Investidor

Mudanças no ITCMD impulsionam planejamento sucessório

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário