Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Americanas estima que ao menos 30 pessoas estão envolvidas na fraude bilionária

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O presidente da Americanas (AMER3), Leonardo Coelho Pereira, afirmou que a fraude na varejista envolve pelo menos 30 pessoas, todas em processo de demissão, cuja conclusão estava prevista para quarta-feira. A declaração foi feita durante a CPI na Câmara que investiga os problemas contábeis da empresa. Coelho apresentou aos parlamentares parte das informações do relatório de um comitê independente encarregado de investigar o desfalque internamente. De acordo com ele, os documentos indicam a participação da antiga diretoria da empresa na fraude, que teria causado um prejuízo de R$ 42 bilhões. O comitê ainda não analisou todos os documentos disponíveis, nem o conteúdo da provável defesa dos acusados de fraude.

É improvável que os presidentes do Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11) sejam convocados pela CPI da Americanas

Dois deputados do PSOL solicitaram a convocação dos presidentes do Itaú e Santander para deporem na CPI da Americanas, após o presidente da varejista, Leonardo Pereira, revelar fraudes descobertas em investigações internas. Segundo a coluna de Lauro Jardim (O Globo), é improvável que Milton Maluhy Filho (Itaú) e Mari Opice Leão (Santander) sejam convocados. Um deputado mencionou que o lobby dos bancos é um dos mais fortes no Congresso e que levá-los para a comissão não será fácil. Durante seu depoimento na terça-feira, Pereira afirmou que os dois bancos teriam concordado em modificar cartas de circularização, o que teria servido para ocultar a real situação da varejista. No entanto, os bancos negaram essas alegações.

Leia mais  Americanas (AMER3) reclama de decisão da B3 que a suspendeu do Novo Mercado

O Itaú Unibanco esclarece que as cartas de circularização, que são instrumento de apoio aos trabalhos de auditoria, até 2017 traziam o saldo integral das operações de antecipação contratadas por fornecedores, denominadas “risco sacado”.

A partir de 2018, após discussões de mercado, a carta de circularização foi restringida para refletir apenas as operações contratadas diretamente pela Americanas, com a exclusão do saldo das operações de antecipação contratadas por fornecedores. Por outro lado, como medida de transparência, foi adicionado o parágrafo que alertava para a realização de operações de antecipação de recebíveis emitidos contra a Americanas, permitindo que as empresas de auditoria conhecessem sua existência e questionassem sobre seu saldo, caso necessário. O Itaú reforça que a elaboração das demonstrações financeiras é responsabilidade exclusiva da companhia e de seus administradores. É leviano atribuir a terceiros a responsabilidade pela fraude, confessada ontem pela companhia ao mercado.


Leia mais  Rombo difícil de calcular: Americanas vai divulgar balanço do 4T22 somente em Agosto
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ações da Casas Bahia e impactos Desoneração da Folha: Confira o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Americanas encerra período de compra de bonds no exterior

Márcia Alves

Americanas faz proposta para grupamento de ações

Márcia Alves

Americanas emitirá debêntures para pagamentos em recuperação judicial

Guia do Investidor

Americanas (AMER3) irá leiloar carros para pagar salários

Márcia Alves

Americanas (AMER3) tem rating de crédito cancelado pela S&P Ratings

Márcia Alves

Deixe seu comentário