Continua após o anúncio
- A ANAC divulgou que está ativamente monitorando o apagão global que está impactando diversos setores
- A companhia aérea Azul (AZUL4) também emitiu um aviso, informando que seus voos podem sofrer “atrasos pontuais”
- Grupo Latam, no entanto, informou que, até pouco antes das 9h desta sexta-feira, 19, suas operações não haviam registrado impactos significativos
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou que está ativamente monitorando o apagão global que está impactando diversos setores. Estes, incluindo voos, bancos e comunicações em todo o mundo. Em um comunicado, a ANAC informou que está em contato constante com operadores aéreos e aeroportuários para avaliar e mitigar os possíveis impactos dessa situação no setor aéreo.
A companhia aérea Azul (AZUL4) também emitiu um aviso, informando que seus voos podem sofrer “atrasos pontuais” devido a uma “intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas”, resultado do apagão global. A empresa recomendou que os passageiros que ainda não realizaram o check-in cheguem aos aeroportos com antecedência para evitar possíveis transtornos. A Azul expressou seu lamento por qualquer inconveniente causado aos clientes. E garantiu que está trabalhando para minimizar os impactos.
Por outro lado, o Grupo Latam informou que, até pouco antes das 9h desta sexta-feira, 19, suas operações não haviam registrado impactos significativos decorrentes do apagão global.
Orientações ANAC
A ANAC esclareceu que, em casos de atrasos de voo, cancelamentos ou interrupções de serviço, as disposições da Resolução nº 400 da ANAC, que regulamenta as condições gerais de transporte aéreo, se aplicam. De acordo com essa resolução:
- A companhia aérea deve manter os passageiros informados a cada 30 minutos sobre a previsão de partida dos voos atrasados. E comunicá-los imediatamente qualquer atraso, cancelamento ou interrupção de serviço.
- A assistência material deve ser oferecida gratuitamente de acordo com o tempo de espera. Isso inclui alimentação, transporte e hospedagem, conforme necessário.
- Em casos de atraso superior a 4 horas ou cancelamento, a empresa deve oferecer reacomodação em outro voo ou reembolso integral. Conforme a escolha do passageiro. A assistência material deve ser fornecida em casos de atraso, cancelamento, interrupção de voo e preterição de embarque, independentemente da causa.
A ANAC reforça a importância de que as companhias aéreas cumpram essas diretrizes para garantir os direitos dos passageiros. E minimizar os impactos desse evento global.
“A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefone etc.);
A partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição, lanche etc.);
A partir de 4 horas: hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta. Se o passageiro estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e de sua casa para o aeroporto.”
Voos da Azul sofrem atrasos devido a falha cibernética global
A companhia aérea Azul (AZUL4) emitiu um comunicado nesta sexta-feira (19), alertando que seus voos podem enfrentar “atrasos pontuais”. Isto, devido a problemas de “intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas”. Este episódio acontece em meio a uma falha cibernética global que está impactando uma ampla gama de serviços em todo o mundo.
A falha no sistema de gestão de reservas, que é crucial para a operação e coordenação de voos, tem causado interrupções em diversas áreas da aviação. Assim, como em outros setores que dependem de tecnologia para processamento de dados e reservas. A Azul, dessa forma, informou que está trabalhando para resolver os problemas o mais rápido possível e minimizando o impacto sobre os passageiros.
A situação global reflete uma falha cibernética abrangente que tem afetado diferentes indústrias e serviços ao redor do planeta, mostrando a vulnerabilidade das redes e sistemas interconectados. A companhia aérea está acompanhando de perto a situação e manterá seus clientes informados sobre qualquer atualização relevante.
“A Azul informa que, devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. A recomendação é que os clientes que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes”, aponta a empresa.
O Grupo Latam, no entanto, disse em comunicado que até “pouco antes das 9h desta sexta (19”, a operação não havia registrado nenhum impacto. Porém, é recomendado a seus passageiros que verifiquem o status dos voos como medida de precaução.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.