Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Barômetro Global antecedente sinaliza menor pessimismo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Os Barômetros Globais sobem em setembro pelo terceiro mês seguido de forma disseminada entre as regiões. O Barômetro Coincidente acelera o ritmo de recuperação e o Barômetro Antecedente atinge a média histórica de 100 pontos.

O Barômetro Econômico Global Coincidente sobe 3,4 pontos em setembro, para 90,3 pontos, maior nível desde julho de 2022 (91,1 pts.). O Barômetro Antecedente sobe 3,7 pontos para 100,2 pontos, maior nível desde outubro de 2021 (101,1 pts.). Em ambos os casos, os resultados foram influenciados por avanços disseminados entre as três regiões analisadas, com maior contribuição vindo da região da Ásia, Pacífico & África.

“O desempenho recente do Barômetro Global Coincidente pode ser avaliado sob duas dimensões. De um lado, mostra a resiliência do nível de atividades e do mercado de trabalho ao longo de todas as regiões. De outro, o nível do indicador no contexto histórico aponta para uma trajetória na qual uma acomodação do crescimento possui probabilidade significativamente maior que a de aceleração. O efeito dessa segunda dimensão sobre as expectativas em relação ao fim do ciclo de política monetária restritiva nos próximos meses pode ser considerado como grande responsável pelo avanço do Barômetro Global Antecedente.”, avalia Paulo Picchetti, pesquisador do FGV IBRE.

Leia mais  Petrobras (PETR4) lança edital para empresas de tecnologia e startups

Barômetro Coincidente – Indicadores de regiões e setores

Após uma relativa estabilidade nos meses anteriores, o Barômetro Coincidente avança mais rapidamente em setembro. A maior contribuição para a alta foi dada pela região da Ásia, Pacífico & África, com 2,2 pontos, seguida pelo Hemisfério Ocidental e pela Europa, com 0,9 e 0,3 ponto, respectivamente. O indicador coincidente da Ásia, Pacífico & África ainda apresenta o maior nível entre as regiões embora o Hemisfério Ocidental acumule a maior alta no ano: 13,5 pontos. O gráfico do release ilustra a contribuição de cada região para a distância do Barômetro Coincidente em relação aos 100 pontos.

Todos os indicadores setoriais coincidentes subiram no mês, com destaque para a Indústria que, com o resultado, se aproxima do patamar de 90 pontos. O indicador de Economia (avaliações dos consumidores e agregadas empresariais), Comércio e Serviços sobem em magnitude próxima enquanto o setor da Construção registra a menor alta do mês.

Barômetro Antecedente – Indicadores de regiões e setores

O Barômetro Global Antecedente antecipa os ciclos das taxas de crescimento mundial entre três e seis meses. Em setembro, as contribuições regionais tiveram o mesmo desenho do indicador coincidente, com a região da Ásia, Pacífico & África contribuindo em 1,6 ponto, seguida pelo Hemisfério Ocidental e pela Europa, com 1,4 e 0,7 ponto, respectivamente. O nível dos indicadores sugere uma maior disseminação da percepção de aceleração da taxa de crescimento nas principais regiões do planeta., com a Ásia, Pacífico & África e o Hemisfério Ocidental se aproximando do nível neutro dos 100 pontos.

Leia mais  Aneel aprova consulta pública para reduzir bandeira tarifária

Os indicadores setoriais antecedentes de Construção, Indústria, Comércio e Economia (avaliações dos consumidores e agregadas empresariais) sobem em setembro, enquanto Serviços recua após fortes altas no bimestre julho e agosto. Apesar do recuo, Serviços se mantém como o setor com o maior nível. Apenas o Indicador da Indústria não alcançou o nível neutro de 100 pontos no mês.

Acesse aqui o Press Release


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Florestas públicas serão concedidas para gerar crédito de carbono

Agência Brasil

Produção industrial cresce 0,9% em março, diz IBGE

Agência Brasil

Juros de cartão de crédito sobem e atingem 421,3% em março

Agência Brasil

Renner abre quatro novas lojas em Abril

Márcia Alves

Bradesco reporta queda de 1,6% em seu lucro líquido no 1T24

Márcia Alves

Novidade: Brasil Bitcoin expande sua lista com novos tokens; Confira

Lara Donnola

Deixe seu comentário