Continua após o anúncio
As BDRs (Brazilian Depositary Receipts) da XP Inc. estreiam nesta segunda-feira, 04, sob o ticker XPBR31. Assim sendo, com base em sua cotação na bolsa norte-americana Nasdaq, os papéis da companhia de Benchimol devem chegar com um preço próximo a R$ 226.
Contudo, é bem provável que vejamos uma queda nos preços da BDRs devido a um evento chamado overhang. Muitos fundos passivos possuem as BDRs da XP Inc. e por isso precisaram as vender. Dessa forma, haverá um excesso de oferta dos papéis, que puxará o preço para baixo.
O reajuste das ações do Itaú
A partir desta segunda-feira, 04, as BDRs (Brazilian Depositary Receipts) da XP passarão a ser negociadas na bolsa brasileira. Isto é, em Assembleias Gerais de Acionistas a XP Inc. e a XPart (empresa da XP que possui ações do Itaú), as companhias aprovaram tal decisão. Dessa forma, cerca de 90 milhões de papéis da companhia de Benchimol virão à B3.
De acordo com fato relevante do Itaú Unibanco (ITUB4), suas ações sofrerão um reajuste na abertura do mercado nesta segunda-feira. Assim sendo, tal reajuste incorpora o ex-direito ao recebimento das ações em mãos da XPart, representando um reajuste de -18,69% e -17,54% – ações ordinárias e preferenciais.
Portanto, 500 mil acionistas do Itaú Unibanco passarão a deter BDRs da XP. O parâmetro de troca será 43,3 ações XPart por ação ou BDR da XP. Desse modo, para cada 1 mil ações do Itaú, o acionista ganhará 23 BDRs da XP.
“Por fim, detalhes sobre o exercício do direito de recesso em relação às ações de emissão da XPart (esse direito não se estende aos detentores de ADRs do Itaú Unibanco), em decorrência de sua incorporação pela XP, assim como outros detalhes operacionais acerca dos efeitos da incorporação, poderão ser encontrados no Manual da Assembleia, divulgado em 20 de agosto de 2021…”
disse o Itaú Unibanco em fato relevante.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.