Guia do Investidor
Gerir um negócio 10 sugestões para melhorar a sua empresa
Notícias

Boa gestão de negócios causa impactos positivos

Práticas de liderança geram bem-estar dentro da e motivam colaboradores, garantindo produtividade e mais resultados

Para gerir um negócio, um líder precisa ter habilidades que vão além da cobrança de resultados. Isso porque, cada vez mais, o exige que ele tenha a capacidade de conduzir uma empresa, um setor ou uma equipe de forma que o ambiente de trabalho seja organizado e agradável para os colaboradores. O bem-estar de todos e as boas relações interpessoais, afinal, motivam os , gerando, assim, resultados positivos para todos os departamentos.

Mas, para que isso seja possível, não basta ter conhecimento técnico, embora isso também seja importante. Ainda que o gestor faça cursos, participe de worskhops, palestras e leia diversos livros sobre de negócios, é preciso adotar algumas práticas que garantem mais produtividade e consequentemente mais resultados. Em termos gerais, essas práticas separam o bom gestor do chefe que só exige de seus funcionários e que não impacta positivamente o dia a dia da empresa.

O da WSI , co-fundador da WSI Consultoria e membro do Global WSI Internet Consultancy Advisory Board, Caio Cunha, considera que uma das primeiras características para uma boa gestão de negócios é a valorização da equipe.

“Um bom líder entende o fluxo do setor, o desempenho da equipe, as vontades, os desejos e os medos dos seus colaboradores para incentivá-los a fazerem um trabalho melhor. Ele é visto como um amigo que se preocupa e não apenas como uma pessoa importante”

afirma.

Além disso, um bom gestor deve estudar o mercado: “É preciso ter informações completas sobre a concorrência e o público-alvo, saber quem são os em potencial e como eles se comportam. Isso ajuda a entender qual caminho a empresa deve tomar para que o produto ou serviço tenha um diferencial e se destaque no mercado”. Portanto, atualização e capacidade de inovação também são características de um bom líder. E, para complementar, auditorias precisam ser feitas no sentido de garantir a análise do processo, a fim de que o gestor possa providenciar ajustes no que não está funcionando bem.

Leia mais  Coronavírus: Novo recorde de casos assusta mercado

Vale ressaltar que a boa gestão de negócios também exige que o profissional tenha conhecimento sobre os mais variados setores da empresa, inclusive das desenvolvidas interna e externamente pela equipe de comunicação.

“A área de marketing é fundamental para atrair novos clientes e manter uma boa relação com eles. Mas o endomarketing também é importante, já que trabalha a comunicação entre os colaboradores e os gestores e, dessa maneira, melhora a imagem da empresa, incentivando os funcionários a continuarem nela”

finaliza Cunha. 

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

Pessimismo da Bolsa pode fazer ações dispararem nas próximas semanas: entenda

Leonardo Bruno

Banco ABC Brasil (ABCB4) comunica sucessão de presidente

Ana Paula Abreu

Via Varejo (VVAR3) anuncia mudança em sua diretoria

Ana Paula Abreu

Ação da Movida (MOVI3) é resiliente para 2020

Diego Dias

Via Varejo deve se valorizar ainda mais com nova gestão

Diego Dias

Os melhores fundos para investir em 2020

Diego Dias

Deixe seu comentário