Continua após o anúncio
O Bank of America (BofA) alerta que o mercado de câmbio global está vulnerável a uma crise de liquidez no fim deste ano, em meio às condições financeiras apertadas e desaceleração do crescimento econômico.
As preocupações com o setor bancário dos EUA também afetam o mercado, com a volatilidade implícita nos principais pares de moedas aumentando este mês.
De acordo com o BofA, embora o mercado tenha emergido relativamente ileso da recente turbulência bancária, a volatilidade ainda é uma preocupação.
Ainda assim, os estrategistas do banco afirmam que a volatilidade se manteve mais baixa em comparação com o final do ano passado, quando a maior demanda pela moeda americana levou a volatilidade implícita euro-dólar de um mês para os patamares mais altos desde o início de 2020.
A postura “dovish” do Fed, que reduziu as preocupações do mercado após o colapso do Silicon Valley Bank e a aquisição do Credit Suisse pelo UBS, pode ter acalmado os investidores, mas ainda há riscos de aumento da volatilidade nos próximos meses.
Com a inflação permanecendo alta, Michalis Rousakis e Howard Du, estrategistas do BofA, escreveram em nota que existe o risco de que a volatilidade possa aumentar novamente nos próximos meses.
O BofA alerta que o mercado de câmbio global pode estar caminhando para uma nova crise de liquidez, e os investidores devem estar atentos aos próximos movimentos para se prepararem.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.