Continua após o anúncio
O Brasil pretende fazer com que suas empresas sejam preparadas para o conceito de Indústria 4.0. Dessa forma, o objetivo é aprimorar os serviços das mesmas através da tecnologia e da Internet.
Assim, as fábricas terão uma inteligência artificial para resolver problemas na manufatura e trabalhar de forma autônoma. Então vamos conhecer mais sobre a indústria 4.0 e ver o que o país está fazendo nesse sentido.
Brasil pretende inserir empresas na Indústria 4.0
De acordo com Carlos da Costa, que é secretário do Sepec/ME, o Brasil pretende aderir à indústria 4.0. Desse modo, no primeiro semestre do ano que vem, o país terá seu primeiro centro afiliado do WEF.
Nesse sentido, o Fórum Econômico Mundial fará esse evento juntamente com o Governo de São Paulo. Assim, busca-se aderir a tecnologias inovadoras, gerando maior valor e obtendo destaque as nossas empresas.
Além disso, essa sede ficará mantida no IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica) do estado de São Paulo. Enquanto integra também um projeto chamado de CITI que seria como o Vale do Silício do brasil.
Dessa maneira, as ações serão financiadas através da iniciativa privada que pretende a troca de ideias entre os funcionários. Ao todo são vários países que participam desses centros de afiliação, veja:
- Estados Unidos
- China
- Japão
- Índia
- Noruega
- Colômbia
- Israel
- África do Sul
- Ruanda
- Arábia Saudita
Então, o Brasil passará a realizar a troca de conhecimento e participará dessa adesão de novas tecnologias. Aliás, o país pretende atuar inicialmente com os seguintes itens:
- Política de dados
- Indústria 4.0
- IoT (Internet das Coisas)
- Blockchain
- Cidades Inteligentes
- Registro Distribuído
Entretanto, as indústrias nacionais ainda estão longe desse conceito, pois apenas 7,5% delas utilizam esse método de inovação. Assim, se faz importante esse tipo de adesão visando a melhoria das mesmas.
Primeira “certidão de nascimento em Blockchain” é emitida no Brasil
Por fim, as PMEs constituem cerca de 98% do Brasil em termos de empresas, por isso há muita demanda. Consequentemente o conceito de indústria 4.0 poderá gerar resultados futuros.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.