Guia do Investidor
1630334343 rio tem primeiro dia util de reabertura do comercio de rua2906200464
Notícias

Brasileiros estão insatisfeitos com a economia em 2024, diz pesquisa

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Dados são da pesquisa “Global Advisor 2024 Predictions”, que mede a percepção da população com relação ao novo ano.

Apesar de avaliarem 2023 como um ano ruim, os brasileiros estão otimistas de que 2024 será melhor, de maneira geral. Mais especificamente, 78% dos entrevistados concordam com a afirmação “2024 será um ano melhor para mim do que 2023”.

É o que constata a pesquisa “Global Advisor 2024 Predictions”, da Ipsos. Esta pesquisa é feita todo fim de ano para medir a opinião pública sobre assuntos que estiveram em alta nos últimos 12 meses.

A maioria dos brasileiros afirma que 2023 foi um ano ruim tanto para o país (63%) como para a sua vida pessoal e de familiares (50%). Portanto, o grau de insatisfação com o ano que acabou atinge a maioria da população. Mas, em comparação com o mesmo período de 2022, houve uma melhora no humor do brasileiro de 13 pontos percentuais com relação à situação do país e de 12 p.p. com a sua vida pessoal.

Otimismo em baixa para a economia no Brasil

Leia mais  Haddad quer enviar projeto da dívida dos estados após viagem

Porém, quando o assunto é economia, o mau humor prevalece. Quando questionados sobre o otimismo com relação à economia em 2024, o Brasil está em oitavo lugar na lista, com 60%. Isso representa uma queda de 13 pontos percentuais em comparação ao último ano.

Em 2024, 65% dos brasileiros acham que os preços vão aumentar mais rapidamente do que a renda das pessoas; 58% acreditam que a inflação vai crescer; 61% pensam que os juros vão aumentar e 57% supõem que o desemprego também vai ser maior. A percepção de piora de todos esses indicadores teve um aumento em comparação com a mesma pesquisa feita no fim de 2022.

Inteligência artificial

Fora a perspectiva de perder o poder de compra, os brasileiros também pensam em menos postos de trabalho. Ao entrar na categoria sobre tecnologia, 66% dos brasileiros acredita que a inteligência artificial vai levar à uma perda de emprego em massa no país, mas 46% também acham que a tecnologia vai criar novas ocupações.

Leia mais  Intenção de consumo das famílias cresce em novembro

Sobre a pesquisa

O estudo “Global Advisor 2024 Predictions” foi realizado pela Ipsos em 34 países, com 25.292 entrevistados, sendo aproximadamente mil entrevistados no Brasil, entre 20 de outubro e 3 de novembro de 2023. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

A pesquisa abrange cinco grandes temas que tiveram destaque em 2023. São eles: economia, Inteligência Artificial, segurança mundial, clima e sociedade.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Lote de restituição do Imposto de Renda para RS supera R$ 1,1 bi

Agência Brasil

Fazenda aumenta estimativa de crescimento do PIB em 2024

Agência Brasil

BEEF3: Ações da Minerva disparam na Bolsa

Márcia Alves

Brasil terá maior imposto de importação do mundo, diz Aliexpress

Márcia Alves

FMI faz elogios à Milei por superar metas econômicas da Argentina

Paola Rocha Schwartz

Petrobras e as perspectivas futuras sob intervenção política

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário