Guia do Investidor
presidente do bc roberto campos neto 14
Notícias

Campos Neto diz que Selic a 10,5% é “suficientemente alta”

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • Roberto Campos Neto, declarou que a taxa Selic a 10,5% é “suficientemente alta”
  • Dessa forma, para que, a longo prazo, trazer a inflação de volta à meta estabelecida
  • Ele explicou também que o Banco Central escolheu a palavra “interrupção” para descrever o ciclo de queda de juros

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, declarou ao jornal Valor Econômico que a projeção alternativa de inflação apresentada pelo Copom, com a taxa Selic em 10,5% ao ano, indica que essa taxa é “suficientemente alta”. Assim, para, a longo prazo, trazer a inflação de volta à meta estabelecida.

“Já houve no passado momentos em que a gente desenhou os cenários alternativos para mostrar que a taxa de juros é suficientemente alta, que num período mais longo ela traz a inflação para a meta”, disse o presidente, em entrevista ao jornal.

“Estava tendo muito ruído em torno dos números de curto prazo. A gente entende que essa é uma informação valiosa a mais para os agentes.” Complementou.

Ele explicou também que o Banco Central escolheu a palavra “interrupção” para descrever o ciclo de queda de juros. Visto que, ela transmite de forma mais precisa a intenção de não oferecer diretrizes explícitas aos participantes do mercado.

Leia mais  Simpar (SIMH3) anuncia aumento de capital

COPOM mantém taxa Selic em 10,50% ao ano por unanimidade

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 10,50% ao ano. A decisão reflete a preocupação em alinhar as expectativas de inflação à meta estabelecida para 2025, em meio a um cenário global de incertezas e uma atividade econômica doméstica mais robusta do que o esperado.

No comunicado divulgado, o COPOM destacou que o ambiente externo continua adverso, com alta incerteza sobre o início da flexibilização da política monetária nos Estados Unidos e a velocidade da desinflação em diversos países.

Atividade Econômica: Os indicadores de atividade e do mercado de trabalho no Brasil seguem apresentando dinamismo acima das expectativas.

Inflação: A inflação tem mostrado uma trajetória de desinflação, mas as medidas de inflação subjacente ainda estão acima da meta.

Expectativas de Inflação: Segundo o Boletim Focus, as expectativas de inflação subiram de 3,7% para 4,0% para 2024 e de 3,6% para 3,8% em 2025. As projeções de inflação também aumentaram de 3,8% para 4,0% em 2024 e de 3,3% para 3,4% em 2025.

Leia mais  Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final zero

O COPOM, dessa forma, afirmou que o balanço de riscos é simétrico. Mas as conjunturas doméstica e internacional continuam incertas, exigindo cautela na condução da política monetária. A decisão de manter a Selic em 10,50% visa interromper o ciclo de queda dos juros, devido ao cenário global incerto e à alta das projeções de inflação.

O comitê, contudo, indicou que os juros deverão permanecer estáveis até que haja convergência das projeções de inflação. No cenário alternativo, com a Selic constante até o final de 2025, as projeções para o IPCA são de 4,0% para 2024 e 3,1% para 2025.

Impactos nos Investimentos

Ibovespa: A decisão deve ajudar o índice a se manter acima dos 120.000 pontos no curto prazo. Este, com potencial de alta caso as medidas fiscais sejam críveis.

Dólar: A decisão, portanto, ajuda a reduzir o risco de inflação alta, estabilizando a moeda.

Juros: A tendência é que a decisão do COPOM reduza o prêmio de risco na estrutura a termo de juros. Assim, embora a questão fiscal continue crucial.

Leia mais  PIB cresce 1,2% no segundo trimestre do ano, afirma o IBGE

Para Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, a decisão unânime do COPOM era amplamente esperada. E, destaca o compromisso do Banco Central em manter a política monetária contracionista o tempo necessário para consolidar o processo de desinflação e ancorar as expectativas de inflação.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa abre com baixa e sem impulsos, seus ativos iniciam sem ânimo

Paola Rocha Schwartz

BCE descarta impacto de tarifas de Trump nas perspectivas de inflação da Europa

Paola Rocha Schwartz

Número de falências dispara 50% em 2024 e empresas enfrentam desafios

Paola Rocha Schwartz

Confiança dos empresários industriais cai em outubro

Agência Brasil

Peso argentino aumenta seu valor e atinge recorde

Rodrigo Mahbub Santana

Colunista do Wall Street Journal chama Lula de “Dinossauro da Guerra Fria”

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário